-
Arquitetos: CUAC arquitectura; CUAC arquitectura
- Área: 80 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Adrián Nieto Maesso
-
Fabricantes: Pladur
Descrição enviada pela equipe de projeto. Seria uma pena ocultar todos os instrumentos que apoiam os exercícios de uma clínica de fisioterapia. Se algo caracteriza o local comercial que existia antes da intervenção é sua abertura para o exterior, incitando, de algum modo, a conservar algo do seu passado exibicionista.
Esta alta exposição à rua contrasta com a prática comum própria de uma atividade terapêutica tradicionalmente oculta, resguardada do público, íntima. Isto resultou num questionamento sobre o costume de renegar o "circuito curativo" e explorar a possibilidade de inverter a ordem, como a cozinha aberta de um restaurante que se converte em sua melhor característica.
Cada minuto que alguma das salas de tratamento se encontra vazia, uma nova utilidade é descoberta, mostrando sua capacidade para servir de showroom dos objetos cotidianos utilizados pelos pacientes, uma secção conceitual da rua, como o edifício cortado da Rue del Percebe ou o trajeo do senhor Hulot em Mon oncle,de Jacques Tati.
Sem corredores, 80 metros de salas concatenadas maximizam a área útil da clínica.
As esquinas adquirem relevância de acordo com as pessoas e objetos em movimento.