- Ano: 2016
-
Fotografias:Jérémie Souteyrat
-
Fabricantes: Chukei Techno, Knobs & Knockers, WEST inx Ltd.
*KANBAN-style: arquitetura construída no período Showa, na qual o térreo serve como espaço comercial, com vitrines na entrada principal.
O pedido do cliente era simples: manter a fachada e aplicar um reforçamento sísmico.
O edifício atual foi quase abandonado e o dano foi desastroso. Mesmo que parecesse impossível, o cliente desejava fortemente manter ele. Decidimos reconstruir todas as fundações e os elementos danificados.
Não haviam elementos de resistência contra terremotos no térreo. Se optássemos pela maneira corriqueira de reforço seria impossível manter a fachada original como vitrine.
Aplicamos uma trama dúctil de arcos de ferro fundido como elementos resistentes a terremotos que não poluem a fachada. Sua forma nasce de uma análise estrutural. O diâmetro de cada tira se transforma sem problemas para seguir a tensão estrutural interna.
O ferro fundido foi a forma mais eficiente de produzir numerosas peças, sobretudo quando sua forma é complicada ou decorativa. Por outro lado, sua textura áspera se adapta à estrutura de madeira existente.
O material passa uma sensação leve já que nasce de uma análise estrutural feita no Grasshoper. O peso da estrutura de ferro fundido é de apenas 55 kg, por isso que é possível ser montado com a mão de obra.
O espaço comercial agora é alugado pela loja de vidros EDOKIRIKO.