Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa intervencionada consiste numa moradia localizada na cidade balnear da Costa da Caparica. Trata-se de uma intervenção cirúrgica e pontual numa casa dos anos 70 que se apresentava bastante degradada. No entanto a recuperação afigurava-se urgente mas a contenção financeira exigia que a intervenção arquitetônica de fundo se circunscrevesse ao primeiro piso, à cobertura da garagem e ao sótão, sendo a restante casa recuperada de forma mais simples e utilitária.
Abriu-se a cozinha para a sala, aumentando-se assim o espaço de estar tanto fisicamente como sensorialmente ao permitir a entrada de luz natural pela janela da cozinha. Aligeirou-se a presença dos elementos da cozinha ao desenhar-se um bloco de armários tal como um volume preto encostado ao topo da nova sala e separado da zona de comer por uma ilha em pedra mármore branco Estremoz que enaltece e qualifica o novo ambiente.
Todo o pavimento interior foi substituído por soalho de madeira conferindo um ambiente quente e acolhedor. Foram colocadas caixas de luz nas zonas de pé-direito reduzido, tais como cozinha, is’s e circulações, de forma a emitir uma iluminação ambiente bastante confortável.
Nas instalações sanitárias aplicou-se abundantemente o cimento em chão paredes e tecto, criando assim um ambiente limpo e homogêneo com uma identidade muito própria. De forma a estabelecer alguns princípios de continuidade prolongou-se o uso do cimento para zonas exteriores ou mais informais respectivamente cobertura da garagem (utilizada como terraço) e o sótão.
O estado da cobertura da garagem era alarmante, com um alpendre informal em fibrocimento totalmente insalubre. Foi idealizada uma nova cobertura para este espaço que funcionasse como um prolongamento do espaço da varanda existente na moradia e fizesse a ponte entre terraço e casa. No entanto para não comprometer a luminosidade do espaço exterior, abriram-se dois óculos na cobertura desenhada num só gesto simples e funcional. Agarrou-se esta cobertura ao volume dos elementos que compõem o barbecue, tais como a bancada de trabalho, armários, zona da grelha e chaminé, juntando todos estes elementos numa só peça que definisse o espaço exterior. Procurou-se instalar alguma clareza e serenidade num ambiente que confronta com logradouros muitas vezes desorganizados e caóticos.