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Arquitetos: Archohm; Archohm
- Área: 4959 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Andre J Fanthome
Descrição enviada pela equipe de projeto. Visto como uma ferramenta para evoluir e modernizar o Islã, para torná-lo relevante para nossa época atual, o Instituto Nacional para Liderança de Fé é um campus que se volta para conectar com as virtudes nacionalistas e islâmicas liberais, evoluindo a compreensão desta fé, celebrando os valores tradicionais que são relevantes para a época contemporânea. Os estudantes deste instituto são os líderes da fé no futuro.
O complexo de edifícios abriga as necessidades programáticas desta instalação da fé. Desprovido de desenho como decoração, os espaços necessitavam evocar reflexão pura. Impressões arquitetônicas audazes pretendem empurrar as pessoas em valentes expressões. Jogos de luz no espaço e no tempo trouxeram a ética e estética requerida à instituição.
A ruptura do arco é sinônimo da abertura da mente a mitos e tradições. A entrada icônica celebra precisamente isso; um arco de concreto elimina a pedra chave para liberar a forma, permitindo ingresso de luz e espaço.
As formas básicas deste objeto no terreno é como uma massa com vazio. Um pátio permite que a luz entre no edifício já que celebra o magnífico introvertido de uma instituição islâmica. O arco ancora o pátio, controlando as paredes de pedra que fluem livremente enquanto a paisagem respeita a geometria tradicional. O pátio se coloca em meio nível entre dois pavimentos do instituto para maximizar o acesso à natureza, à luz e ao verde.
A forte descida das paredes de pedra envolve a forma construída que é rígida trazendo um certo dinamismo nas fachadas externas. Abraçam um pátio de palmeiras para proteger e limitar as vistas do espaço de recepção. Fecha o pátio central e termina em um pátio enrolado sobre si mesmo, contendo uma rampa que sobre todos os níveis para conferir ao campus acesso universal. Esta parede de pedra natural é outro elemento que celebra o material tradicional em uma luz contemporânea.
A massa básica de tijolos é um simples conjunto de salas de aulas, laboratórios de idiomas e espaços da faculdade que são multi-funcionais. Se abrem a um pátio com um amplo terraço que funciona como um ponto de encontro e um espaço de estar. Estes espaços também se tornam salas de aulas - em discurso e debates. Na área de entrada estão a recepção, um piso de escritórios abaixo e a residência do vice chanceler em cima. Todos os espaços recebem boas quantidades de luz graças aos poços de luz que permitem uma volumetria fechada e limpa no exterior, uma expressão dos valores islâmicos.
Dois volumes de concreto se relacionam com a massa de tijolos, em movimento de extrusão, se estendem fora da linha de tijolos para facilitar uma entrada de luz e expressar enquanto massa que é ainda exagerada por uma janela circular. As duas inversões formais externas similares são diferentes em seu funcionamento interno, e portanto se adaptam espacialmente.
A biblioteca é um espaço de pé-direito duplo com um grande círculo de luz. Os pisos em pedra crua, estruturas em madeira e paredes de concreto, as estantes de dupla altura dos livros, a biblioteca multimídia, e os confortáveis sofás; todos refletem um espaço de aprendizagem reflexivo.
O salão multiuso do outro lado também é uma sala de oração, um espaço de encontro coletivo e um lugar para grandes conferências. Este volume está igualmente banhado com luz através de um círculo. O pavimento inferior é um grande refeitório que possui uma abertura semicircular como um jogo de paredes de concreto para bloquear pontos de vista, mas permitir a entrada de luz, uma luz de meia lua, novamente uma referência a um diálogo entre o tradicional e o moderno.
Toda a massa é coberta por um plano de concreto em balanço; uma expressão de fratura da concha, como esta sombra protetora de persianas de concreto que vela o campus, mas se abre ao arco aberto. Este piso flutuante na parte superior está marcado com triângulos de estrelas brancas e amarelas (uma representação de motivos gráficos geométricos) que se baseiam em uma trama de formas e sombras sobre todo o pátio interno ao longo do dia em um diálogo com o sol intenso.
Este jogo metafórico de estrelas no campus pretende não apenas encantar e excitar a mente mas para distrair do aprendizado rigoroso e regulamentado, dando equilíbrio à instituição com um toque de diversão e liberdade.