-
Arquitetos: Selim Erdil
- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tunç Suerdaş
-
Fabricantes: Legrand / Bticino, Monier, Scavolini, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. A metade da estrutura visível está em um balanço de 8 metros. A estrutura superior é uma caixa de concreto de 16 metros de comprimento por 7,5 metros de largura, sem colunas ou vigas. O terreno de 520 m² contém está casa que ocupa somente 64 m² do espaço.
Trata-se de uma residencia com foco estritamente minimalista. Foram utilizados cinco materiais principais, concreto, aço, pedra, madeira e vidro. A principal ambição era fazer o maior uso possível do solo, enquanto criamos uma grande variedade de espaços amplos e abertos que podem ser utilizados dependendo das condições do vento e do tempo. Os sistemas de janelas e portas dobráveis/de correr, o balanço de 8 m de comprimento e o posicionamento da piscina ao lado da casa são todas decisões projetuais que serviram para maximizar as áreas de estar. Os sistemas flexíveis de divisão possibilitam a criação de espaços conversíveis entre interior e exterior. O balanço foi desenhado para minimizar o impacto da edificação no terreno e aumentar ao máximo as áreas abertas. O balanço também serve para empurrar massa do edifício em direção ao mar, sobre a casa adjacente, criando um grande terraço no lado da rua e proporcionando muita sombra na piscina e no jardim,
A grande inclinação do terreno criou jardins laterais inutilizáveis muito compridos e estreitos, cercados por muros de contenção muito altos. Desta forma, a equipe de desenho decidiu usar a fachada lateral do edifício e os muros de contenção que margeiam a propriedade como um receptáculo da piscina que, por sua vez, conecta os extremos com a parede em forma de L. Esta estratégia, somada ao balanço, cria uma piscina muito grande e um jardim de tamanho considerável.
A fachada da edificação é de concreto aparente que também conforma a estrutura portante feita através de uma fôrma de madeira com textura. As persianas estão feitas com madeira. O interior possui pisos de mármore nas áreas comuns e banheiros. Os pisos das habitações são de madeira de carvalho rústico.
O paisagismo foi feito com plantas locais, como oliveira e cipreste, plantadas em jardineiras de concreto revestidas com aço corten. A irrigação do terreno é feita através de uma cisterna de 80 toneladas métricas que recolhe a água da chuva durante todo o ano.
A residência pode ser utilizada como moradia principal ou como casa de verão. Mas, levando em conta que está localizada na cidade turística de Cesme, Turquia, é provável que seja utilizada principalmente como casa de verão.
Esta residência é um empreendimento imobiliário e ainda não foi vendida. A companhia (Construção Erdil) adquiriu o terreno, desenvolveu o desenho e construiu a casa com a intenção de vende-la.