-
Arquitetos de interiores: HAO Design
- Área: 160 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. HAO Design se força para atingir um equilíbrio ótimo entre o espaço e a iluminação, por isso optou por empregar métodos de projeto que respondem às diversas limitações do edifício. Em primeiro lugar, foram eliminadas as paredes divisórias do mezanino, de modo que a altura do pavimento se converteu numa brecha visual de todo o espaço interior.
O pavimento superior foi transformado numa biblioteca aberta, para que este possa transmitir luz natural graças à eliminação das partições. A grande janela que marca a zona da copa proporciona a máxima iluminação, enquanto a janela redimensionada e nivelada, evoluiu de forma natural em assentos para a mesa.
O segundo desafio para a equipe foi a escada. A escada original, que ocupava a entrada da casa, foi deslocada para a parte de trás onde antes estava a cozinha. Foram utilizados materiais translúcidos para relocar a cobertura em cima da cozinha de maneira que permitisse a entrada de luz e a direção para a escada fosse guiada. Isto também atua como uma transição entre o espaço aberto do térreo e a privacidade do pavimento superior.
Acima, a luz conecta o dormitório principal com o banheiro. O desenho das janelas idênticas no primeiro pavimento acentuam o fluxo natural de luz e ar. Apesar da casa estar dividida em vários ambientes, o profundo sentido de conexão entre os distintos espaços e suas diferentes funções criadas pela escada permitem aos habitantes poder se movimentar livremente por toda a estrutura.
Fachadas e desníveis do solo criam convenientes mesas e assentos, mas também diferenciam os ambientes com diferentes funções e elementos. Quando a luz ilumina o interior da casa, sombras acentuam o fluxo do movimento criando um espaço no qual os habitantes podem participar através de uma comunicação íntima e animada.
Publicado originalmente em 17 de Dezembro de 2016.