-
Arquitetos: Jacobsen Arquitetura
- Área: 1660 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Lightworks, Oficina de Marcenaria, PYTHON ENGENHARIA, Snaldi, Vision Sec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trabalhamos com o limite máximo de ocupação e de construção do lote na concepção da residência para um casal e seus 3 filhos em São Paulo.
O projeto, no formato em L, foi implantado nos limites frontais e de uma das laterais do terreno. Assim, ao mesmo tempo em que criamos uma proteção física e visual para rua, liberamos o máximo de espaço para o jardim com total privacidade na face de maior insolação. A forma quadrada da piscina procura representar formalmente a importância dessa área livre, que funciona como núcleo espacial da casa e de todas as atividades da família.
O programa demandado pelos clientes foi locado a partir de uma clara setorização: garagem e serviço no subsolo; estar, jantar, cozinha e varandas no andar térreo e por fim dormitórios, sala íntima e escritório no pavimento superior.
O pavimento térreo foi caracterizado pela abertura para o jardim e a transparência que lhe confere o caráter de pilotis. O acesso da rua possui pérgola coberta para a porta de entrada que funciona também como porte-cochère para os carros que se dirigem a garagem. Neste local, os pavimentos térreo e superior se deslocam para evitar uma fachada de dois andares voltada para a rua.
O pavimento superior foi todo envelopado por uma pele de madeira constituída de painéis móveis e fixos estruturados por quadros metálicos. O desenvolvido desse elemento demandou diversos protótipos e sistemas especiais de aberturas. Além de conferir proteção visual e permitir a entrada de luz e ventilação natural os painéis de madeira transferem uma identidade exclusiva para fachada do projeto.