- Ano: 2016
-
Fabricantes: Alape, BRUMA, Ikea, Sanitana, Vidal Tecidos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto partiu de um pedido invulgar: com um orçamento reduzido, pretendia-se a conversão de um amplo armazém num apartamento para um casal. Localizado no rés-do-chão de um edifício residencial dos anos 50, sem qualquer janela ou vista para o exterior e com aproximadamente 200m2, o espaço era apenas iluminado por quatro claraboias quadradas e pontuado por um imponente pilar central.
A proposta apresentada procurou a leitura mais clara possível da estrutura existente, enfatizando a sua força. Mantendo o volume interior inalterado, através de uma materialidade abstrata, a garagem cinzenta e descuidada deu lugar a um espaço branco e luminoso.
Dois quartos de banho foram colocados no canto imperfeito, definindo uma linha curva que uniu a entrada ao grande espaço aberto. As claraboias foram reparadas, todas as paredes foram pintadas de branco e o pavimento revestido por uma superfície contínua de microcimento polido. Nenhuma alteração adicional foi necessária: a personalidade do lugar não devia ser alterada, e a sua decantação originou uma condição singular para habitar.
Elementos soltos cuidadosamente colocados organizam os diferentes programas: uma bancada em mármore claro, cortinas de cores fortes, mobiliário. O somatório das peças que se espalham pelo espaço transporta uma identidade flexível, dando sinais duma nova domesticidade que não nega a origem industrial do lugar que ocupa.