-
Arquitetos: Studio Archohm
- Área: 29784 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Andre J. Fanthome
-
Fabricantes: Aubrilam, Bajaj, Carrier, JOHNSON, Jaguar, KOMPAN, MARINO, MOON LIGHT HEPER, Parryware, Schréder, Somany Ceramics, Trilux, UrbanPlay
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura dos bazares urbanos trabalha em um esquema de miscelânea que parece ser o fio condutor deste tipo de programa, a introdução de uma espécie de viagem através dos espaços e experiências que são controlados e melhorados através de formas arquitetônicas e materialidade. A mistura visual produz um cenário arquitetônico para a atividade de ócio e prazer, uma indulgência de compras, assim como a sensação de participar de ações relacionadas ao artesanato e cultura. Cria um âmbito urbano que se insere dentro de uma realidade diferente; como em um parque de atrações, uma bolha dentro da realidade cotidiana da cidade.
Durante o processo de desenho, o Awadh Shilpgram disposto em vinte acres, evoluiu organicamente a partir das interações comerciais, culturais, sociais e de ócio. Uma forma elíptica permite a circulação contínua sem esquinas, sendo mais estreita para baixo enquanto percorre um espiral para dentro e emula a densidade e vitalidade dos Bazares Lucknowi de outrora; os bazares nas ruas que se faziam, progressivamente, mais estreitas. O entorno construído é uma colagem de interpretação, um gesto de saudação à singular arquitetura tradicional de Roomi Darwaza e Imambaras. A iluminação natural, a circulação de ar adequada e a ventilação cruzada agregam comodidade ao desenho. Sua articulação foi feita através de uma interpretação contemporânea dos elementos tradicionais de arcos e muxarabis.
Com quase duzentas lojas de artesanato, algumas possuindo ar-condicionado, pátios de artesanato, um albergue, um auditório e um pátio de comidas com postos de cozinha de diferentes estados, o Avadh Shilpgram oferece generosas instalações aos visitantes e artesãos.
O arco, um elemento importante da arquitetura da cidade de Lucknow, é introduzido como uma pele interna ao edifício, o que transforma a imagem da edificação em um estilo mais contemporâneo e permite, inclusive, o acesso contínuo por baixo.
Uma estrutura independente é disposta para parecer integrada. Cada arco permite a entrada no corredor do nível do térreo. A forma em ziguezague dos arcos é derivada da modificação das linhas básicas dos arcos tradicionais de Mughal, a partir dos quais se pode acessar através dos corredores; o pé-direito duplo permite experimentar a imponência dos grandes arcos, como o Buland Darwaza em Agra. A estrutura de aço está revestida com arenito vermelho de Agra em um padrão Jaali, com motivos inspirados na famosa técnica de bordado Lucknowi chamada "Chikan kari".
O conceito único, junto com a forma, escala, materiais e elementos da arquitetura, criam um edifício icônico para a cidade de Nawabs e para o povoado de Luchnow.
Originalmente publicado em Dezembro 25, 2016.