- Área: 140 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Cosentino, Carbono, Deca, Etel, Labluz, Lumini, Obras de arte, Portobello, Vallvé
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto buscou modernizar um imóvel de quase 40 anos, para atender as necessidades atuais de moradia do novo proprietário. Foram modernizadas todas as instalações, os acabamentos, e a planta, onde destacamos os elementos estruturais existentes como os grandes pilares de concreto. A ideia de manter a estrutura de concreto exposta é reforçar a originalidade arquitetônica e dar contemporaneidade ao projeto de reestruturação.
Além disso, com a demolição de um dos quartos foi possível aumentar a suíte principal e a sala de almoço e jantar passaram a ser um único ambiente integrado com a cozinha, que fica resguardada ou também integrada por meio de um painel de correr. O desenho vazado deste painel garante uma ventilação cruzada entre área de serviço e área social.
Os espaços integrados e a luz natural do ambiente foram premissas e elementos fundamentais para realização desse projeto. Tudo foi pensado para criação de um projeto atemporal, adotando uma paleta neutra de cores e materiais e usando os mesmos materiais em todos os espaços. Painéis de pau-ferro contrastam com o concreto aparente.
No projeto também foi valorizada a comunicação entre o ambiente interior e o exterior e para isso foi criada uma caixa de madeira contornando a janela da sala de estar. A dimensão generosa desta caixa permitiu criar um banco na parte inferior, perfeito para descansar, ler, ou contemplar a paisagem por meio da persiana no mesmo material.
A ambientação traz móveis dos anos 60 assinados por Jorge Zalszupin e Giuseppe Scapinelli e também por designers contemporâneos como Jader Almeida que convivem em perfeita harmonia com obras de arte como o colorido e delicado trabalho da artista Bettina Vaz Guimarães.