- Área: 998 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Inpetto Fotografisch
-
Fabricantes: Functionals, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. Houtloods é o edifício mais antigo na Spoorzone, uma antiga instalação da Companhia Ferroviária Holandesa, que servia originalmente como armazém de madeira para os trilhos. A estrutura arqueada era aberta e permitia que a madeira se secasse naturalmente. Mais tarde, os arcos da fábrica foram preenchidos com tijolos e o edifício se converteu numa oficina fechada.
Durante a renovação, os arquitetos abriram novamente os arcos para ressaltar a estrutura e deixar passar a luz natural. Uma parede de vidro atrás da parede arqueada complementa e preserva a estrutura "recentemente" aberta.
Dentro do edifício, separada da fachada, foi colocada uma grande caixa revestida de carvalho que abriga as funções e o programa agregado. A caixa tem escritórios, banheiros e espaços de armazenamento. Entre a caixa e a fachada de vidro foram criados espaços públicos. Um dos lados da caixa forma um auditório e o outro possui uma cozinha aberta para o restaurante "De Houtloods".