- Área: 1308 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Kai Nakamura
-
Fabricantes: Fujiwara Chemical, Lixil Corporation, Tostem
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de apenas um nível num grande terreno no meio de uma zona residencial rodeada pro colinas baixas. Já que os edifícios vizinhos são em sua maioria casas baixas, quase nenhuma das sombras caem no terreno, mantendo o projeto sempre exposto à luz do sol.
Portanto, pensamos em suspender um enorme Sudare (tela de cana) para criar energia fresca em sua sombra, e logo localizar as quatro caixas que formam a casa em sua parte inferior. A cobertura superior está feita de madeira de 75 x 75 mm disposta num padrão de tabuleiro de xadrez. A distância entre seus extremos é de aproximadamente 40 m.
Para permitir tamanho vão, utilizou-se um sistema de barras de aço PC, similares aos utilizados na construção de pontes suspensas, penduradas na viga e aço situada na pilastra de concreto. Este Sudare tem a função de cortar a luz solar que cai sobre a superfície do telhado. Na brecha entre os quatro edifícios sob o enorme Sudare foi gerado um cômodo espaço ao ar livre.
Com a superposição da paisagem cônica formada com o que resta da terra e a paisagem das colinas, o Sudare curvado por sua gravidade cria uma charmosa imagem.