-
Arquitetos: Costa Lopes
- Área: 4221 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Manuel Correia, João Freire, Fabrice Fouillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício KN10 – dos primeiros concluídos pelo escritório e que acolhe a sede COSTA LOPES –fundamenta-se, por um lado, na localização na rua Kwame N’Krumah, frontal à rua Moisés Cardoso, que continua a linha de festo da chamada cidade alta (uma das matrizes urbanas de Luanda), entre expetativa de generosas vistas sobre Luanda. Por outro, no programa de escritórios genérico, sem história, mas que respondia, à época, à falta de espaços terciários qualificados. Por outro, ainda, a incerteza diante da transformação dos lotes vizinhos.
A partir do pórtico horizontal, circunscrito no lote e muito fluido sobre a rua, sobrepõem-se 10 módulos funcionais com escritórios em open-space (uma ou duas frações com copas) e servidos por núcleo central de acessos verticais (escadas e elevadores, com instalações sanitárias por patamar). Existem, ainda, 3 pisos subterrâneos para estacionamento e áreas técnicas.
As fachadas em fole, muito escultóricas, resultam da sobreposição e da fisicalidade do betão-armado aparente. Cada módulo distingue-se nas angulações diversas dos respetivos topos distendidos, vítreos de lado a lado. Asseguram alguma mediação ambiental, autonomizam-se perante a transformação vizinha e mantêm forte presença urbana.
O KN10 revela-se de dentro para fora e vice-versa. Debruça-se sobre a cidade, sobretudo nos seus últimos pisos, desde a ilha do Cabo até ao hinterland dos musseques. Permite-se à cidade, fluindo nesta e revelando os ambientes de trabalho a partir do espaço público.