- Área: 13046 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Alessandro Giraldi
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Fabricantes: Biancogres, Dimlux, Disvidro, Fabrimar, Ibratin, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo Upside Araguaia situa-se no bairro de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O projeto se insere em um processo de transformação que hoje interessa várias áreas deste bairro, tradicionalmente residencial, envolvendo novos usos e uma maior vitalidade urbana.
O edifício de uso comercial e de escritórios localiza-se precisamente em um terreno em formato de ‘L’, na esquina entre a Rua Araguaia e a Estrada do Pau Ferro. A implantação resultante do formato do terreno combina uma simplicidade volumétrica com a criação de uma conexão direta entre as duas vias. O edifício, um bloco de sete pavimentos tipos com um total de 44 salas de escritórios, ‘pousa’ sobre uma praça linear, propiciando a convivência de usuários e moradores da região, ou um simples atravessamento de transeuntes. A liberação do térreo através de uma passagem de pedestres, assim como a criação de uma galeria comercial com lojas e restaurantes abertos para essa passagem, reforça o conceito inicial de integração do espaço urbano, estabelecendo uma área de caráter semi-público. Todos os elementos complementares de projeto, como o paisagismo e a iluminação, colaboram com a não-fragmentação do espaço, tornando-o amplo e unificado. A criação no projeto de um percurso integrador de duas importantes vias de Jacarepaguá, pontuado por atividades comerciais e espaços de convivência, traz permeabilidade ao tecido urbano, preservando respiros de vida pública dentro da densa ocupação que decorre do crescimento econômico da cidade.
A contextualização do projeto dentro de sua situação climática determina o primado dos cheios sobre os vazios, solução usual na arquitetura modernista das décadas de 50 e 60 e muito adequada ao clima quente e úmido da cidade do Rio de Janeiro. Consequentemente, o uso do vidro é controlado, garantindo, no entanto a iluminação e ventilação necessárias e as visadas para ambas as vias. Quando necessário brises e marquises são incorporados às fachadas mais insoladas, de forma a contribuir com a proteção solar. O uso de uma cerâmica de cor preta na base do edifício suaviza visualmente o peso do bloco de escritórios e cria uma distinção marcante entre o caráter do térreo e dos demais pavimentos. Em suma, a materialidade e as estratégias de desenho arquitetônico buscam proporcionar uma inserção harmônica e respeitosa com seu entorno, trazendo uma ressignificação ao que, hoje em dia, se padronizou como “estilo comercial” na cidade.