Richard Meier & Partners revelou o projeto do 685 First Avenue, uma nova torre residencial de 42 pavimentos localizada ao sul da sede das Nações Unidas, ao longo do East River, em Manhattan. O edifício de 140 metros de altura, o mais alto de Meier na cidade de Nova Yorque, será construído principalmente com painéis de vidro preto e metal, marcando um surpreendente afastamento da característica dos edifícios de Meier, geralmente brancos.
"Nós nos perguntamos, podemos reinterpretar as ideias formais e a filosofia da leveza e da transparência, a interação da luz natural e da sombra com as formas e espaços, exatamente na oposição - o branco sendo todas as cores e o preto a ausência delas?", explica Meier. "Nossa perspectiva continua a evoluir, mas nossa intuição e intenção permanecem as mesmas - fazer uma arquitetura que evoque paixão e emoção, eleve o espírito e seja executada perfeitamente".
O edifício tem uma abordagem minimalista para a forma, chamando a atenção para a "materialidade, leveza, transparência e ordem." A fachada elegante, com a parede cortina de vidro preto, apresenta uma figura sólida em sua fachada leste, interrompida apenas por um corte nos andares 27 e 28. No lado oeste, varandas, toldos e cantos foram introduzidos para quebrar a fachada em elementos de escala humana.
Módulos individuais de janela que abrangem de piso a teto foram subdivididos em um sistema de painéis de esquadrias operáveis. De acordo com os arquitetos, o uso de vidro preto "unifica a fachada, oferece privacidade para os moradores, e modula as reflexões do entorno".
Os interiores dos 556 apartamentos também foram projetados por Richard Meier & Partners, e contará com uma paleta de materiais de tons de branco, cinza e terra complementada por madeira, gesso e vidro. Os residentes terão acesso a uma infinidade de comodidades de construção localizadas no segundo andar, incluindo uma piscina coberta, centro de fitness, sala de jogos para crianças, sala de trabalhos, sala de jogos, sala de jantar privativa e sala de estar.
No nível da rua, um espaço de saguão com pé-direito duplo atuará como uma ligação para o contexto do local, enquanto o espaço de varejo ao longo da First Avenue injetará atividade urbana no edifício.
"A forma singular da 685 First Avenue nasceu de um desejo de criar um edifício icônico exclusivo para Midtown Manhattan", disse Meier. "Com tecnologias avançadas e materiais de construção, buscamos um design inovador e atemporal que acrescentasse à história e à lista de edifícios de referência de Manhattan. A arquitetura será finamente trabalhada, precisa, elegante e marcante. É muito significativo para mim, pessoalmente, trabalhando em Nova York, dar algo duradouro à cidade que chamo de lar ".
685 First Avenue está sendo desenvolvido por Sheldon Solow’s East River Realty Development, tornando-se o 19º projeto de Meier em Nova Iorque. Outros projetos que incluem o Perry Street & Charles Street Condominiums, o Westbeth Artists’ Housing em West Village, e o Aye Simon Reading Room no Museu Guggenheim.
Notícia via Richard Meier & Partners.
Arquitetos
Localização
685 1st Avenue, New York, NY 10016, Estados UnidosEquipe de Projeto
Tetsuhito Abe, Diana Carta, Luis Arturo Corzo, Joseph DeSense III, Ana Paola Hernandez, Henry Jarzabkowski, Graham Kervin, Peter J. Liao, Jackson Lindsay, Cameron Longyear, Diana Lui, Sharon Oh, Greg Chung Whan Park, Luciana Ruiz, Anne Struewing, Xiaodi Sun, Yuanyang TengGerente de Projeto
Richard LiuArquiteto Responsável (Arquitetura)
Sang-Min YouArquiteto Responsável (Interiores)
Bori Kang, Hans PutProprietário e Empreendedor
Sheldon Solow, East River Realty Development LLCPrincipais Materiais de Construção
Parede Cortina de Alumínio e Vidro, Painel Metálico e PedraPrograma
Torre Residencial, Nível da Rua Comércio e Subsolo EstacionamentoPavimentos
42 pavimentos e 2 subsolosÁrea do Terreno
3.000 m²Renderizações
bloomimagesModelo das Fotografias
Scott FrancesDesenhos
Cortesia de Richard Meier & Partners ArchitectsFacebook & Instagram
@richardmeierpartnersÁrea
71125 m²Fotografias
bloomimages, Scott Frances, Cortesia de Richard Meier & Partners Architects