- Área: 65 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Carlos Edler
-
Fabricantes: Comespe, DR Engenharia, Hohemberger, Renner Coatings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tecnologia. Inovação. Educação. Futurismo. Esses conceitos representam a marca dessa empresa e precisavam ser traduzidos em arquitetura. A sede está localizada em uma edificação histórica ocupada pela Area51, um interessante complexo multicultural e criativo da cidade. O projeto surgiu da necessidade de ampliação e atualização do espaço que a empresa anteriormente ocupava, atendendo agora ao seu crescimento.
A reforma integrou uma sala do antigo edifício ao espaço existente, ganhando amplitude e muitas possibilidades. Por se tratar do pavimento subsolo, o pé-direito era baixo e as janelas pequenas, portanto precisava-se destacar a empresa tanto para seus visitantes quanto para o fluxo de usuários do complexo. O projeto propôs, então, a apropriação de parte da circulação condominial para a marcação de seu acesso. Com painéis de chapas metálicas perfuradas a partir de um padrão também projetado e iluminação com led, quem desce ao subsolo tem a certeza de que chegou ao pavimento da tecnologia.
A sala se posiciona como uma vitrine voltada ao túnel de acesso. Os três setores do programa de necessidades foram a área de trabalho, a sala de reuniões e a oficina. Concebeu-se o ambiente como um grande e único espaço, separando-o com divisórias de vidro. Unificando-o visual, funcional e formalmente, uma longa estante multifuncional de estrutura de aço e nichos de marcenaria serve a todos os setores do projeto. Constituída de uma grelha modular, ela recebe e flexibiliza o uso de armários para armazenagem, lockers para objetos pessoais, prateleiras, floreiras e uma pequena copa. Em torno das janelas, a grelha foi recortada e emoldurou as janelas antigas com quadros que servem tanto de bancada quanto de assento. As marcenarias abaixo deles foram cuidadosamente posicionadas de maneira a deixar um trecho livre e permitir que se use como escada a estrutura da estante.
A área de trabalho dispõe de uma longa mesa em que todos trabalham juntos, avistando o túnel de acesso como pano de fundo. Ao lado dela e paralela à estante de aço, uma outra estante de nichos quadrados serve de exposição de gadgets, justamente à frente da grande vitrine. A sala de reuniões é informal e livre. Com a intenção de se distanciar do aspecto intimidador e formal que a maioria dos espaços para reuniões representa, o ambiente é convidativo e tem uma privilegiada visão do túnel de acesso, a partir do qual há também uma entrada independente. No extremo oposto à sala de reuniões, nos fundos do grande espaço, tem-se a oficina, que é um laboratório aberto, exposto visualmente mas protegido para que seu ruído não afete a área de trabalho.
A iluminação foi proposta de maneira a destacar e privilegiar a fonte luminosa do túnel de acesso, de tom azul como a identidade da empresa. Valorizou-se a linearidade do espaço marcando três eixos principais, compostos de lâmpadas tubulares de led alternadas com spots direcionáveis de efeito cênico, mesclando as fontes luminosas e garantindo versáteis recursos de iluminação: assim, completa-se o leque de possibilidades para adequação às atividades de trabalho, cursos e receber eventos.