-
Arquitetos: Ruca Proyectos
- Área: 114 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ignacio Santa Maria
-
Fabricantes: Arauco, InterLight
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda é uma segunda residência em Coyhaique, patagônia chilena, implantada em orlas do rio Simpson, nas aforas da cidade, a 1,5 km do centro.
O programa considera um grande espaço que contém o estar principal, copa, cozinha americana, seis cabines, um banheiro de visitas e uma suíte. O segundo nível contém uma planta livre ampla com acesso a uma varanda.
A arquitetura tem sua origem nas construções tradicionais do extremo sul do país, com objetivo de suportar um clima hostil no inverno, com neve, chuva e frio quase todo o ano. Por estas condições e pela materialidade adotada, foi decidido elevar a casa para a separar do terreno.
Por outro lado, um orçamento limitado somado a uma mão de obra escassa e de tecnologia básica, derivou num projeto tipo galpão de madeira, simples de construir, sem detalhes construtivos especiais, tudo baseado na madeira de pinheiro local, acabamentos interiores com tábuas ranhuradas e cobertura de zinco.
O volume é apresentado desde o acesso de maneira hermética revestida pelo mesmo material da cobertura e se abre completamente para as vistas dominantes sobre o rio e a colina Mackay mediante um grande terraço de tábuas. O interior é completamente de madeira e a casa é armada num grande platô que serve também no interior como descanso da escada e para o exterior como segunda sala de jantar.