-
Arquitetos: Ahmad Bathaei, Farshad Mehdizadeh Architects
- Área: 600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Parham Taghioff
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado no Hamedan, uma das cidades históricas iranianas. Hamedan possui um espaço urbano ativo que se caracteriza por praças e um importante eixo urbano norte-sul que as conecta. Este eixo atravessa o local do lado ocidental.
Trata-se do projeto um edifício de dois pavimentos com funções comerciais: comércio no térreo e um escritório privado no primeiro andar. O pavimento superior (cobertura) deve seguir a altura do seu vizinho, em termos do skyline urbano, através de uma parede de 2,5 metros de altura. Assim, este projeto engloba três personagens diferentes em três níveis com diferentes formas de comunicação com o espaço urbano.
Dado que este projeto tem diferentes destinatários para cada função, a ideia era conectar as funções separadamente e diretamente ao espaço urbano. Além disso, precisamos encontrar uma solução de acesso vertical. O separador entre as funções (comércio e escritório) é reconhecido como a parte mais crítica deste projeto como elemento que gera a forma arquitetônica. Esse separador era a laje que caracteriza por um lado o piso do escritório e do outro o teto do comércio. A laje do teto do comércio foi dobrada e se converte numa escada habitável que se conecta diretamente com o escritório por meio de uma passarela.
A cobertura está dedicada ao escritório como jardim para as cerimônias de negócios e festas ao ar livre. A fachada é um sistema de cobertura contínua de tijolos locais que são modelados com técnicas de estratificação de tijolos locais e tradicionais, com o fim de que coincidam com o contexto.
Originalmente publicado em Janeiro 04, 2017.