-
Arquitetos: Arch. Rodrigo Rubio and Arch. Miguel Guerrero, Institute for Advanced Architecture of Catalonia (IAAC); Institute for Advanced Architecture of Catalonia (IAAC), Arch. Rodrigo Rubio and Arch. Miguel Guerrero
- Ano: 2011
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão ENDESA é um protótipo solar autossuficiente instalado no Marina Dock, no âmbito do Congresso Internacional da Cidade BCN Smart. Durante um período de um ano, será utilizado como sala de controle para monitorar e testar diversos projetos relacionados à gestão inteligente de energia.
O pavilhão é um protótipo de um sistema de construção multi-escala. Uma fachada composta por componentes modulares, como o tijolo solar, que respondem ao ganho fotovoltaico, à proteção solar, ao isolamento, à ventilação, à iluminação. A mesma lógica paramétrica adapta geometrias de fachada aos requisitos ambientais específicos para cada ponto do edifício.
É um único componente que integra todos os níveis de inteligência que o edifício precisa.
De "a forma segue a função" (indicação clássica do século XX) à "forma segue a energia". A fachada se compõe de acordo com o caminho solar, sendo ativa e tornando-se permeável para o sul, tornando-se fechada e protegida para o norte. O comportamento desta pele torna visíveis os processos ambientais e climáticos que rodeiam o protótipo.