-
Arquitetos: In Praise of Shadows, Petra Gipp Arkitektur
- Área: 670 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entendemos um cemitério como um lugar naturalmente ligado à vida. Ao desenvolvimento da vida através do tempo e através do mundo, algo errante que de repente um dia pode acabar. Uma relação desmistificada com a morte torna a vida mais fácil de se viver.
Nossa proposta para um edifício de serviço do cemitério de Ulriksdal é inserida na natureza rica e magnífica do local. Dois volumes em ângulo, estão abertos para o noroeste e são suplementados com um edifício auxiliar. O volume do escritório alcança o nível onde os carvalhos crescem, apontando na direção de uma capela futura. A longa fachada de concreto com seu efeito saliente, se estende para formar uma queda para o cemitério e separa sua tranquilidade da atividade do pátio do edifício de serviço.
O edifício de serviço consiste em dois volumes diferentes em dois materiais diferentes, concreto e madeira, unidos um ao outro. No encontro dos volumes, a circulação é concebida sob a forma de uma escadaria de concreto que constitui o espaço entre escritórios, administração e área de funcionários.
Este é um lugar para todos os tipos de fé e por isso aborda a passagem da vida à morte de uma perspectiva humanista ao invés de uma associada a qualquer religião em particular. Para as pessoas que trabalham no cemitério com o parque, as sepulturas e os enterros, queremos que o edifício tenha dignidade e proporcione belos espaços, assim como equilibre cuidadosamente a luz e as vistas das diferentes funções.
O edifício de serviço é construído com materiais verdadeiramente sustentáveis que envelhecerão bela e naturalmente. As escadas e pisos de concreto são moldados in loco e, intencionalmente, os traços e defeitos do processo foram deixados visíveis. Os elementos pré-fabricados de concreto da fachada tem ambas as faces visíveis, as faces polidas para fora e as faces mais ásperas para dentro. Fachadas de madeira e paredes internas são construídas com longas placas de abeto, tratadas com uma camada de óleo de linhaça no exterior, mas não tratadas no interior. Há ventilação natural passiva e aquecimento geotérmico. O telhado verde possui suculentas (Sedum) e o detalhamento é de zinco. A fachada do pátio interno com as suas portas em nicho e as janelas da unidade de administração proporcionam um espaço de trabalho silencioso, bem como a oportunidade de visualizar o edifício da administração.
O edifício forma uma entrada para o parque e cemitério. Um edifício que afirma a sua função prática, com característica industrial, mas também expressa orgulho e tranquilidade que ressoa com o livre desenho do cemitério.