-
Arquitetos: Architecture Paradigm
- Área: 990 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Hansgrohe, Acor, Biticno, Bosch, Daikin, Ecophon, Legrand / Bticino, Sonance, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta casa encontra-se na franja de uma zona de rápido desenvolvimento de Bangalore e conta com uma colina rochosa como plano de fundo.
Uma casa normalmente é um complexo conjunto de funções e desejos: coletivo vs individual, privado vs público, formal vs informal, amplitude vs intimidade. Esta casa, de um médico recém aposentado, busca abraçar esta complexidade. Foram criados ambientes para abrigar espaços públicos, semi-públicos e privados dispostos ao redor de um grande pátio. A circulação serpenteia ao redor deste, a fim de oferecer conexão com o exterior.
O pátio é um recurso maravilhoso que combina entidades díspares de um todo coerente. Na casa, três camadas de espaços abertos proporcionam três zonas diferentes: pátio dianteiro para transição, pátio para a congregação e pátio posterior para o retiro. As aberturas são coreografadas cuidadosamente para proporcionar a conexão destes espaços abertos. De tal modo, estas conexões desde o interior para o exterior, eludem a natureza em série de espaço de circulação ao longo de um caminho e desfazem o limite entre os espaços programáticos estabelecidos.
A forma construída está envolvida por uma série de facetas que une todo o programa e sugere uma continuidade. As facetas negociam entre as rochas "duras" e a paisagem "suave", e estabelecem um estado intermediário similar ao pátio.