Kungsholmen, no sudeste de Estocolmo, está lentamente se transformando. Veidekke e Utopia Arkitekter estão preparando uma proposta de reconstrução para a cidade - e estão começando por construir o que definem como uma joia arquitetônica. Além de criar uma arquitetura ambiciosa, Utopia Arkitekter planeja adicionar mais empreendimentos habitacionais próximos ao transporte público. Seu primeiro projeto? O setor de Kungsholmen, Bolinders Plano, em homenagem a Jean Bolinder, que dirigiu uma oficina mecânica na área.
Nosso objetivo é dar a Estocolmo uma pérola arquitetônica com uma identidade contemporânea própria. Além disso, queremos desenvolver a praça existente em um espaço atraente, tendo bom atendimento da área e inserindo instalações comerciais e de serviços no andar inferior.
Ao melhorar as condições do térreo e tornar esses pavimentos não-habitacionais, os arquitetos esperam melhorar o local. A altura do edifício corresponde com os blocos adjacentes da torre de Kungsklippan. Para permitir a rótula para o tráfego, o pavimento inferior elevado será empurrado ligeiramente para trás. "Brincalhão", mas "elegante" são duas palavras que os arquitetos usaram para descrever a composição do edifício à medida que ele se estreita para cima.
Em 17 pavimentos, a estrutura do edifício respeita e reage ao seu entorno. A rua, as condições rochosas e a rótula influenciaram a forma do edifício. Uma ciclovia será reencaminhada para correr entre o prédio e a rua, enquanto a parada de ônibus permanecerá em sua posição atual. Vários terraços privados serão acessíveis aos moradores do último andar.
Arquitetos
Localização
Estocolmo, SuéciaAno do projeto
2015Fotografias
Cortesia de Utopia Arkitekter
Notícia via Utopia Arkitekter