Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a noroeste da Cidade do México, em uma das fronteiras entre os municípios de Huixquilucan e Naucalpan, Estado do México, em Interlomar, uma área altamente comercial e de crescimento constante, encontra-se o Colégio Walden Dos, campus que contempla a pré-escola e o jardim de infância.
Sua localização representa um incrível potencial comercial para o projeto, além de um desafio ainda maior graças às suas específicas problemáticas, tais como sua condição de centro urbano, rodeado por uma as vias mais transitadas da região, por um rio que se encontra em vias de recuperação, além de tratar-se de uma região de muito baixo uso por pedestres, adjacente a uma série de conjuntos habitacionais verticalizados que condicionam o isolamento permanente de edifício. Estes são apenas alguns dos pontos que se apresentam como condições imediatas para a realização do projeto do colégio.
O projeto baseou-se em um programa de reforma, ampliação e recuperação do colégio preexistente, que recebeu um novo proprietário, além de um novo modelo educativo que requer um programa espacial muito diferente do que já existia, o que criou a oportunidade perfeita para propor uma nova arquitetura para o local, podendo, assim, gerar uma nova imagem e uma melhor resposta à toda problemática antes mencionada.
É assim que nasce o exercício arquitetônico, onde o ponto mais importante sempre é o habitante, as crianças, que com seus percursos em meio de vazios, entradas, ambientes e jardins conseguem tecer espaços novos e preexistentes. A luz natural invade esses espaços o tempo todo, permitindo que, com o passar do dia, cada espaço fosse alterado, um novo espaço a cada hora, costurado por luz e vazio o que antes fora uma série de espaços destinados apenas a servir como simples corredores, substituindo os recantos escuros por jardins iluminados pela luz natural, retirando todo o que não era necessário e permitindo uma série de vivências espaciais de diferentes escalas, sempre cheias de luz e de uma condição de consciência de localização para o habitante. Tal condição é possível através de perfurações feitas no edifício que permitem que através de quase qualquer parede do projeto exista uma relação visual entre interior e exterior, uma característica básica para proporcionar segurança e bom funcionamento a qualquer escola.
As salas foram dotadas, em sua maioria, por uma relação plena com os pátios-jardins, permitindo às crianças realizar atividades externas durante qualquer aula, assim como o constante contato com a natureza. Outro ponto importante dentro do projeto desde colégio foi, sem dúvida, a aposta em uma paleta de materiais de baixos manutenção e impacto ambiental, agregando à causa dos edifícios sustentáveis na região, que aliado ao projeto de paisagismo permite que o colégio mostre-se como um edifício sensível a seu contexto vegetal.
Da mesma forma, uma das ideias mais importantes desenvolvidas no colégio que contribui com seu modelo de educação é a cor, sutil e sóbria, que permite educar as crianças em espaços de cores que elas encontram em seu contexto natural. Madeira, pedra, água, vegetação e luz são alguns dos materiais escolhidos, que substituem a clássica visão de cores pastéis, o que permite às crianças habitar espaços em equilíbrio que proporcionem uma condição ótima para o exercício educativo, além de associa-las ao cuidado permanente de seu meio.
Acreditamos que tudo isso define o colégio como um conjunto sóbrio, elegante e comprometido com a melhora de vida de suas crianças, assim como de seu meio e seu contexto imediato.