- Área: 8 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Sun Haiting, Dai Haifei
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa na árvore está localizada em um pequeno bosque de álamos e espinheiros aos pés do monte Wuling em Miyun, Pequim.
O penhasco, com um córrego sinuoso e um manancial da montanha, cria um entorno tranquilo e pacífico para a residência. A casa está dividida em duas partes, uma coberta e dois poliedros que separados cumprem a função de sala de chá e banheiro. O interior da sala de chá está desenhado para desfrutar da bebida durante o dia e dormir durante a noite.
A Casa na Árvore nasce como uma prática do Wee Studio sobre a relação sutil entre a natureza e a habitabilidade, assim como, uma exploração sobre criar uma boa arquitetura na era da internet.
No final de 2015 iniciou-se um financiamento coletivo na internet que alcançou uma grande resposta em um curto período de tempo. Mais do que simplesmente pensar na construção de uma casa na árvore, o exercício convidava mais pessoas com os mesmos interesses neste processo de desenho e construção a participar do projeto.
Ao descer até o pátio posterior é possível ver a casa flutuando entre as árvores, nas margens de um córrego, e para chegar até a cobertura, se deve escalar uma pedra que desponta do solo.
Uma grande abertura de vidro na sala de chá permite observar as árvores e córregos, onde é possível ler, descansar, beber e inclusive encontrar esquilos.
É possível desfrutar da sombra das árvores e suas folhas como se o céu estivesse deitado.
A residência está equipada com uma camada de isolamento térmico e um sistema de calefação para garantir o funcionamento normal no inverno; graças a isso é possível desfrutar de um ponto de vista diferente da montanha.
Enquanto a janela ao norte emoldura os pequenos bosques longínquos, a claraboia no extremo da cobertura inclinada introduz a luz na habitação, onde é possível repousar e admirar a natureza com o céu e as árvores acima, fazendo com que a habitação pareça maior e mais alta. Através de um desenho que envolve a ergonomia, evitamos a sensação de um espaço interior pequeno, compartilhando a natureza de uma maneira sutil.
A casa na árvore converge em cinco álamos e dois espinheiros.
É o espaço onde é possível se conectar com a montanha, as árvores, o céu e o córrego.
A estrutura principal da obra é feita em aço. Pré-fabricamos todas as peças e as transportamos para montá-las no mesmo lugar e garantir a precisão da forma irregular. A fachada contem painéis de madeira reciclados de 60 mm de espessura que, com o passar do tempo, se misturaram com o meio ambiente.