Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício desenha-se com a forma de um livro aberto, com as duas capas – os seus alçados principais orientados para o espaço público, e as páginas - a sua escrita, para o interior de um quarteirão com uma necrópole entalada nas parcelas irregulares que sobraram numa envolvente massacrada por vias de atravessamento local e suburbanas.
A forma base é a de um edifício corrente e retangular que se estende até aos limites do lote, que se corta longitudinalmente em duas metades e que rodam no ponto de tensão da parcela. Neste ponto charneira e sob a sombra das árvores ali existentes, emerge um banco de jardim, momento que se quer de encontro e sociabilidade e que referencia a entrada do edifício.
Formatado em livro, o edifício abre-se para toda a realidade envolvente, mostrando-a, e mostrando a evidência e a inevitabilidade do seu tipo edificatório e do seu significado.
Não é imediata a leitura da sua forma. Essa descoberta é revelada pelo contorno exterior do edifício, ou no percurso quase encriptado desde a entrada a um dos pisos habitacionais. Entra-se a poente no átrio encerrado do piso térreo revestido a verde Donay, e acede-se pelas escadas ou elevadores aos átrios dos pisos superiores abertos, que se encontram a nascente e que servem as galerias- sistema de acessos do edifício.
Os alçados são distintos e puros, sem revestimento. Os que se orientam para o quarteirão são dinâmicos, contidos, e escrevem as galerias que continuam nos planos inclinados do corpo das escadas; os alçados para o espaço público, todos envidraçados para diluir programas e os limites entre interior e exterior, dispõem-se numa malha que acentua e reforça o tipo construtivo de pórticos transversais dos módulos arquitetônicos – módulo sala ou módulo quartos, e que incluem as áreas de serviço que se orientam para a galeria desnivelada.
Programa e espaço, forma e estrutura, sobrepõem-se e coincidem, como deve ser. Tudo se reduz à sua essencialidade, como numa maquete de material branco, sugerindo assim o betão aparente da mesma cor. Que se quis liso e luzidio como um gesso estuque.
O passeio sul e sua área comercial, são ensombrados por uma alameda de Jacarandás (Jacaranda Mimosifolia), árvore de copa irregular, despenteada e de exuberante e perfumada flor violácea. O necessário para equilibrar a luminosidade do branco e a ordem geométrica da fachada.