- Área: 350 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Louro é uma casa mediterrânica sobre o severo sol Alentejano.
A casa localiza-se numa nova área de expansão da vila de Grândola, no Alentejo, a sul de Lisboa. A casa é concebida de fora para dentro, através de um conjunto de diferentes pátios e varandas que protegem e amenizam a casa da intensidade do sol. Estes vários pátios trazem luz e ventilação natural para os espaços de ciruclação da casa.
Há genericamente três materiais e texturas que ligam e caracterizam os diferentes espaços da casa: betão, como um material telúrico que esculpe a casa a partir do solo (embasamento), estuque pintado de branco que define todos os volumes interiors que se sobrepõem ao embasamento de betão, e por último o filtro de madeira que cobre parcialmente o piso superior. O sistema de painéis de ripado de madeira é um dispositivo de proteção solar que permite o controlo de maior ou menor permeabilidade visual entre interior e exterior.
O piso térreo estabelece-se numa cota de 1,80m acima da cota de referência da rua e alberga todas as áreas comuns/públicas da casa. A sala é o coração da casa, localizada ao centro e permitindo ser aberta por completo para o jardim e piscina. O piso superior é a área privada da casa onde um corredor longitudinal actua como elo de ligação entre os quartos e cria uma zona de mezanino sobre a zona de jantar da sala no piso térreo.