-
Arquitetos: ennead Architects
- Área: 24 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Bill Timmerman
-
Fabricantes: ACGI, Cornerstone, Fabri-Tech Structures, GKD Metal Fabrics, Hunter Douglas Barrett-Homes, Keil, Kovach, Performance Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Faculdade de Direito Sandra Day O’Connor está reinventando a experiência das escolas de direito tradicionais através da construção de uma nova instalação, o Centro Beus para Direito e Sociedade, no centro da cidade de Phoenix.
A relocação da escola de direito para esta área do campus central da Universidade do Estado do Arizona proporciona serviços programáticos benéficos legais e de justiça criminal para a comunidade, além de oportunidades únicas para avançar a missão pedagógica para a Faculdade. O Centro é projetado para atuar como agente de mudança institucional, dedicado aos estudantes e cidadãos da importância do direito em moldar a sociedade civil. O edifício possui seis pavimentos e reposiciona a escola de Direito como condutora para conexão do compromisso legal com a comunidade proporcionando serviços de interesse público como uma clínica de direito e a primeira empresa de ensino de direito dos Estados Unidos sem fins lucrativos.
O projeto foi concebido com grande abertura ao público e cria um ambiente urbano único que incentiva conexões vibrantes entre ASU, a Faculdade de Direito e a comunidade de Phoenix. Uma secção ao longo do volume cria um espaço público ativo e convidativo com um caminho de pedestres que traz o visitante diretamente para o núcleo central da Faculdade, expondo-o ao saguão principal e os espaços de pé-direito triplo no centro do edifício.
Estes espaços são empilhados verticalmente e servem de núcleo da Faculdade, com o Salão Principal no primeiro pavimento, a biblioteca principal no terceiro pavimento e um pátio externo no quinto. Espaços de estudo e biblioteca se estendem aos pavimentos superiores e servem de caminhos de circulação principais, promovendo as trocas intelectuais e sociais entre estudantes, professores e visitantes. O corte ao longo do edifício é interrompido por passarelas que conectam os dois lados do edifício e proporciona acesso para as salas de leitura de pé-direito duplo ao norte e demais espaços de estudo ao sul.
A sustentabilidade foi um elemento chave ao longo do processo de projeto. A configuração da fachada do edifício conta com elementos de sombreamento, que muda em resposta à orientação solar, aos tamanhos das aberturas e necessidades programáticas. A fachada é unitária e confeccionada em fábrica, garantindo qualidade e altos padrões em sua performance térmica. Paredes e cobertura altamente isolantes também contribuem à eficiência da envoltória. Mecanicamente, o edifício incorpora tecnologias energeticamente eficientes, incluindo vigas refrigeradas e resfriamento por deslocamento instalados no piso. Consequentemente, espera-se que o edifício reduza o consumo de energia em 37% em comparação com um edifício de base, de acordo com ASHRAE 90.1-2007. O plantio de espécies adaptáveis ao deserto e alguns elementos de água ativam a paisagem, ajudando a minimizar as demandas de irrigação no local.
Outras características do projeto incluem um sistema de assentos retráteis no Salão Principal que permitem que o espaço seja convertido de sua disposição normal para uma configuração de auditório mais formal. A equipe de projeto desenvolveu um sistema que permite que cada assento seja removido individualmente. Quando os assentos estão em sua posição retraída, os diferentes níveis em piso de madeira configuram um espaço único que proporciona interação social. A grande porta de vidro do Salão Principal borra a linha divisória entre interior e exterior, proporcionando grande flexibilidade enquanto espaço cívico. Seu gesto acolhedor de boas vindas com sua transparência comunica e personifica a missão da nova sede da Faculdade de Direito como um local onde teoria e prática existam. Em uma área central recentemente revigorada com o acréscimo de espaços comerciais que contam com uma livraria, café e demais elementos aliados a um grande painel de mídia que exibe a programação futura ativa a rua e relembra o público das diversas maneiras que o direito molda a sociedade.