- Área: 15000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Onsite Photography
-
Fabricantes: Franke, Metadecor, Sphinx, Struyk Verwo, VetroTech Saint-Gobain, WPS Parking Systems
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo estacionamento subterrâneo em Katwijk aan Zee é o resultado de uma comissão conferida ao Royal HaskoningDHV pela prefeitura de Katwijk. O escritório é responsável pelo projeto arquitetônico do estacionamento e o traduziu em um Plano de Qualidade de Construção. Baseado neste plano Ballast Nedam, em cooperação com ZJA, resolveram o projeto integral (arquitetônico, funcional, estrutural e instalações) para a realização deste estacionamento.
O plano inclui informações detalhadas, definições, croquis, desenhos e visualizações do projeto arquitetônico, o layout da garagem, entradas públicas, acesso de veículos, saídas de emergência e o projeto arquitetônico e linhas guias para toda sinalização.
O projeto arquitetônico do estacionamento elabora o desenho do espaço público de Katwijk, desenvolvido pela OKRA Landscape Architects, e respeita e adere às suas condições.
O estacionamento é parte de Kustwerk Katwijk, um projeto que procura proteger a costa de Katwijk aan Zee na Holanda. A equipe deste projeto de proteção da orla teve uma abordagem integrada e multi-disciplinar, levando em consideração a necessidade por proteção defensiva da orla, necessidades de estacionamento funcional assim como o desejo de projeto da paisagem relacionado ao ambiente costeiro.
Localização
O estacionamento subterrâneo abriga 663 vagas, ocultas entre as dunas de areia ao longo da costa de Katwijk aan Zee. A localização da garagem, entre o dique recém inaugurado da cidade e o boulevard de Katwijk faz deste projeto algo único na Holanda.
Para manter e reforçar a relação entre o vilarejo e a praia, e para melhorar os espaços públicos, os projetistas propuseram ocultar o estacionamento dentro das dunas. Seu formato alongado com 500 metros exigiu grande cuidado com sua funcionalidade. A equipe respeitou o fato da necessidade dos usuários rapidamente se orientarem quando dentro de uma garagem, bem como a saída de pedestres para a praia ou para a cidade.
Naturalmente incorporado à paisagem
O resultado da abordagem dos arquitetos é um edifício que está cuidadosamente incorporado na paisagem de dunas. Estas dunas moldadas pelo homem são organicamente moldadas para criar acessos sutis, e não apenas garante que o caráter das dunas se mantenha intacto mas também permite a entrada de luz natural no subterrâneo. O projeto também garante que as cores e materiais utilizados se mesclem suavemente no tecido urbano e nas características naturais da paisagem de dunas. No entardecer, os acessos se acendem com diferentes cores que atuam como faróis ao longo da orla.
BNA Edifício do Ano de 2016
A garagem subterrânea de Katwijk aan Zee recebeu a Premiação da BNA como Melhor Edifício do Ano de 2016 pelo Instituto Real de Arquitetos Holandeses (BNA, sua sigla original). Esta é a premiação de arquitetura mais importante na Holanda. O projeto de Royal HaskoningDHV, uma empresa independente de engenharia e consultoria de projetos foi selecionado entre 125 propostas. Além disso, foi vencedor na categoria Júri Popular.
Encomendado pela Prefeitura de Katwijk, uma equipe de arquitetos, engenheiros e especialistas de contratos da Royal HaskoningDHV foram responsáveis pelo projeto arquitetônico, Plano de Qualidade de Construção e contrato da construção deste estacionamento. "O estacionamento subterrâneo não é inovador apenas por sua edificação excepcional, mas ilustra como a Holanda tem de ser inovadora em sua abordagem em relação à proteção da orla costeira para o futuro", diz Hanneke Groenteman, Presidente do Júri.
O Júri definiu o projeto como um "objeto excepcionalmente belo" que conecta a cidade e o mar de maneira suave através da integração com o ambiente natural.