Descrição enviada pela equipe de projeto. Foram desenvolvidos dois blocos com térreo e mais quatro pavimentos, unidos por um amplo pátio onde se destacam o volume do elevador, a escada dobrada e os patamares de circulação. A estrutura independente permite uma grande liberdade no arranjo das plantas, que são todas diferentes. Há unidades de um ambiente, 2, 3, 4 e 5. O planejamento modular permitiu, em cada caso, acomodar da melhor forma as necessidades de área de cada usuário. O térreo livre, com muito espaço aberto de dispersão, permite visualizar plenamente o solário e a calçada. Alguns poucos elementos opacos foram implantados, para que a espacialidade livre não sofresse nenhum tipo de interferência, criando a imagem de um local pontuado por pilares redondos de concreto aparente. Neste pavimento, encontram-se as áreas comuns: sala multiuso, churrasqueira, piscina, jardins, além do acesso às garagens do subsolo.
A circulação a partir da calçada até a porta de cada unidade, atravessando as passarelas orientadas ao pátio interno, ocorre de forma semi-coberta.
O edifício foi projetado sem transgredir a linha municipal com nenhum elemento. No terceiro pavimento cria-se um recuo que permite abaixar a escala sobre a rua, e gerar continuidade ao perfil urbano imediato.
Além do térreo livre e da estrutura independente anteriormente mencionados, as quatro fachadas foram compostas com guarda-corpos de concreto, e, sendo uma fachada independente, permite a presença de janelas corridas que se acomodam livremente de acordo com as necessidades específicas. O conceito da varanda jardim nos motivou a utilizar a totalidade das coberturas como forma de expansão, o que permite, entre outras coisas, recuperar as pouco habituais vistas sobre as copas das árvores.
Em termos construtivos, optou-se por materiais crus com proteções inofensivas à materialidade, que não modifiquem sua essência e expressividade: o concreto revestido com diferentes materiais, dependendo de sua localização, as árvores formando volumes no térreo, os diversos planos de vidro, o aço com apenas uma laca que contém a corrosão, apresentando cada elemento construtivo com sua máxima manifestação de expressão natural.
Talvez o manejo da luz natural seja o elemento mais importante e sugestivo do projeto. Cada espaço é percebido a partir da presença da luz natural que o delimita. As vezes, a luz transborda através de grandes planos envidraçados, em outros momentos é muito sutil, como no caso dos cones que iluminam o estacionamento subterrâneo. Finalmente, todas as unidades contam com ventilação cruzada, o que fornece condições agradáveis para habitar com baixo compromisso energético, um recurso limpo e simples, que utilizamos sempre que possível.