A Residência ByM foi construída em um terreno de 10x50m em uma de tantas urbanizações que se desenvolveram nas localidades que conformam a Área Metropolitana de Rosário. Neste caso, trata-se de Pueblo Esther, uma vila situada junto a Rio Paraná, a 12 km do sul da cidade principal, cuja origem e crescimento pode ser relacionado com o das casas de fazenda para finais de semana e férias. Durante os últimos anos, esta propensão foi se modificando e as novas construções tendem a abrigar moradias de uso permanente. A residência ByM é um exemplo disso.
Dois muros. A residência está configurada em torno de dois muros de tijolo a vista, construídos artesanalmente, que a estruturam, não somente nos termos usuais de estrutura portante, mas também em termos programáticos, de circulação e de construção. Trata-se de dois muros que, pela disposição dos tijolos, se afastam deixando entrar luz, ou se contraem, conformando um limite maciço.
O programa se divide e se organiza em dois pavilhões. Um encostado na empena leste, que inclui dois dormitórios pequenos e banheiro e outro, sobre a empena oeste, incluindo sala de estar/jantar, galeria, cozinha, lavanderia (pátio de serviço) e dormitório principal. Os muros anteriormente mencionados dobram em planta para formar pátios intimistas que funcionam como ampliações para cada dormitório.
Circulação. Os muros de tijolo guiam, graças as suas dobraduras, o visitante que acessa a residência desde rua e uma vez percorrido o corredor central (escuro, rugoso, completamente revestido com tijolo à vista: paredes, piso e forro) volta à intempérie, dessa vez no pátio principal, situado no fundo do lote. Como um atalho para o interior da quadra.
Estrutura. As três coberturas da residência são suportadas por estes dois muros e os muros intermediários. Duas coberturas de chapa e estrutura metálica abrigam os ambientes principais. Estas desaguam sobre a cobertura do corredor, feita em concreto armado, que funciona como uma gárgula derramando a água da chuva em um receptáculo até o fundo do poço.
Etapas. Devido ao limitado orçamento especulou-se, em um primeiro momento, a possibilidade de construir a moradia em duas etapas, deixando o pavilhão de dois dormitórios para um segundo momento. Mas, por fim, a residência foi construída em sua totalidade durante um período de dez meses.