-
Arquitetos: West-line studio
- Área: 513 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Jingsong Xie, Martina Muratori, Haobo Wei
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Nacional de Zhuhai está na região de Chishui, na província de Guizhou, no sudoeste da China. O parque de 10000 hectares é caracterizado pela presença única do denominado Mar de Bambu.
O portal do parque é projetado pelos arquitetos do West-line como um denso conjunto de linhas verticais. A porta está escondida no Mar de Bambu e interage com as condições climáticas particulares da zona (sol, neblina, chuva, vento e neve) que fazem com que a arquitetura seja instável e flexível. A porta tem como objetivo "ativar" o bambu que se encontra escondido no bosque, mas que também cria uma entrada icônica para o parque.
O sistema de suporte está feito de concreto com bambu (10 cm de diâmetro - 11 m de comprimento) pendurado no teto. Inclusive, com a presença do teto de vidro, que protege o bambu da chuva, os arquitetos tiveram que lidar com o problema da alta umidade e flutuações da temperatura, que caracterizam esta região.
Um espelho d'água construído sob a porta ajuda a criar neblina diante das diferentes temperaturas, especialmente na madrugada e no pôr do sol durante o inverno. Quando o sol e neblina ocorrem no mesmo tempo, o portal é completamente integrado com o Mar de Bambu. A arquitetura é baseada numa compreensão do caráter do Mar de Bambu e tem como objetivo jogar com os elementos meteorológicos.