- Área: 20000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Dieter Leistner
-
Fabricantes: Leonhard Weiss
Descrição enviada pela equipe de projeto. O extraordinário desenvolvimento urbano com a grande praça livre frente a antiga pinacoteca tornou possível implementar neste espaço um generoso e tranquilo edifício ao sul, que ocupa aproximadamente a proporção da antiga pinacoteca, voltado ao norte, onde está o novo edifício. Enfatizando a lateral da Antiga Pinacoteca e sua avenida que limita o espaço, está a entrada para a Universidade de Cinema e Televisão situada ao leste do novo edifício e a oeste da entrada do Museu Estatal de Arte Egípcia, que está no subsolo como uma escavação arqueológica sob o pátio verde.
O público está convidado a utilizar as numerosas instalações e eventos como a biblioteca, projeções de filmes, conferência e festivais - facilitados pela grande abertura na base de pedra do edifício. O espaço público continua dentro do edifício, estando rodeando por cinemas, salas de seminários, cafeteria e uma biblioteca. Em contraste com o hall extrovertido, os estúdios estão na base de concreto para garantir um trabalho concentrado e protegido. Nos pavimentos superiores de vidro estão os escritórios menores e outros espaços de usos similares.
"No museu, meu objetivo foi criar um lugar para as valiosas exposições, nas quais a atmosfera dos complexos templos antigos se traduz em uma linguagem arquitetônica moderna." Peter Böhm
As grandes paredes são feitas em concreto levemente ocre, enquanto a parede do Museu Egípcio é mantida em um tom mais escuro, de cor vermelha, um jogo de cores que é encontrado também na antiga pinacoteca (com a adição de Döllgast). A pele dupla do corpo de vidro dos pavimentos superiores é um elemento que se destaca com o jogo de luzes rotativas servindo como proteção do sol em posições variáveis. A entrada do Museu Egípcio, que está marcada por um muro, é acessada através de um pátio separado que está desenhado como uma rampa. O museu está baseado no subsolo e suas salas se agrupam em torno do átrio, que se conecta até o jardim, também utilizado para exposições.