A equipe do AZPML + DFN venceu um concurso para o projeto da passarela Ex-Torretta, que atravessa o Rio Ticino em Bellinzona, na Suíça. A ponte ligará duas estruturas medievais existentes, a torre de Torretta ao oeste do rio e as arcadas medievais na margem oriental, e fornecerá uma inclinação gradual de 6% para permitir o acesso de pedestres e ciclistas.
O projeto da ponte inspira-se na "geometria orgânica das ondas" no rio, empregando uma estrutura sinusoidal ondulante para manter um perfil respeitoso e gracioso.
"Nosso projeto visa respeitar e valorizar a beleza natural do contexto fluvial do Rio Ticino. Nossa intenção não foi apenas minimizar o impacto visual da ponte na paisagem natural, mas também criar uma ressonância visual com os meandros e as ondulações da superfície da água em movimento do rio Ticino", disseram os arquitetos em um comunicado de imprensa.
A ponte foi moldada através de três condições contextuais. Primeiro, a sua posição no meio e em respeitando as duas estruturas medievais existentes. Em segundo lugar, inserir suportes estruturais para minimizar a transferência de cargas para estruturas preexistentes. E, em terceiro lugar, para a estrutura da ponte reagir às condições variadas que os pedestres irão experimentar quando eles passam sobre o rio.
A estrutura está localizada abaixo da plataforma em pontos onde é desejada a melhoria da conexão ao contexto circundante, tal como no centro do rio, e localizada acima dele onde o ambiente é mais agressivo, quando a ponte atinge a altura da copa das árvores ao longo da margem.
"O projeto da ponte é definido de acordo com o comportamento estrutural, bem como a experiência dos pedestres, alternando ao longo de sua trajetória entre uma seção estrutural integrativa e protetora", explicam os arquitetos.
O orçamento para o projeto está estimado em 4,5 milhões de euros. O calendário para a construção ainda não foi divulgado.
Notícia via AZPML.
Arquitetos
Localização
Bellinzona, SuíçaAZPML+DFN
Alejandro Zaera-Polo, Maider Llaguno Munitxa, Dario Franchini, Guillermo Fernandez-Abascal, Ivaylo Nachev, Manuel Eijo, Robert Berenguer, Paolo Toldo, Andrea Sanchez, Xiani WangCliente
Dipartimento del Territorio - BellinzonaOrçamento
€ 4.5 milhõesConsultores
AR&PA Engineering + Pianifica IngegneriFotografias
Cortesia de AZPML