Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos desafios que a Perkins+Will encontrou neste projeto foi desenvolver um apartamento jovem, despojado, que conseguisse ao mesmo tempo responder ao perfil receptivo dos moradores e ser um espaço sofisticado e confortável.
A solução foi derrubar as barreiras que mantinham os espaços segmentados. Ao invés de setorização, toda área do hall social, passando pala sala de estar e de jantar formam um único núcleo de convivência. Aqui, todos se conectam com todos, permitindo um espaço mais humanizado e convidativo. Para reforçar esta sensação, o forro em forma de grelha percorre de fora a fora estes espaços, materializando-se como um elemento integrador. Materiais como madeira e cimento queimado foram usados, permitindo a sobriedade exigida pelo cliente. Já o mobiliário é muito mais flexível; cadeiras com desenho mais contemporâneo, baús na forma de tonéis ou mesmo uma bicicleta recepcionam os convidados. Neste mesmo eixo, as aberturas permitem uma vista privilegiada da cidade, totalmente integrada a varanda.
A cozinha está diretamente conectada a este grande espaço, podendo ou não fazer esta integração; a princípio, ela está escondida atrás de painéis deslizantes. Quando necessário, os painéis são abertos e o eixo de convivência ganha uma sala de almoço e uma cozinha como anexo. O restante do apartamento é composto pelas áreas intimas, como salas de tv e suítes. Ao contrário do restante do apartamento, estes espaços são mais reservados, respeitando a privacidade de cada morador.
Aspectos relevantes do apartamento incluem:
• Grelha de madeira no forro percorre todos os ambientes comuns;
• Revestimentos como madeira e cimento queimado ajudam a conferir sobriedade;
• Mobiliário diversificado, apostando em um mix de tons neutros com cores fortes;
O programa solicitado para esta residência inclui:
• Recepção, Living, Sala de Jantar e Varanda integrados;
• Cozinha e Sala de Almoço;
• Lavanderia e Área de Serviços;
• Suíte Master com Closet e Sala Íntima;
• 02 suítes;