-
Arquitetos: RMK Arquitetura
- Área: 572 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Juchem, Vetrus
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um lote da Marina Ilha Verde (Pelotas-RS) que se situa às margens do Arroio Pelotas.
A acentuada profundidade do terreno (20 m x 80 m) foi determinante nas premissas do projeto, já que se buscava uma maior proximidade entre as áreas sociais e o arroio, promovendo o máximo aproveitamento das visuais. Assim, a casa implanta-se em partido linear, em que se transita a partir de zonas opacas, na porção frontal do lote, até o fundo do terreno, onde zonas envidraçadas, de convívio, se integram ao arroio.
Muros construídos com pedras da região, além de acentuarem a horizontalidade da edificação e delinearem o percurso de acesso à casa, dividem o conteúdo programático em zonas de serviço e áreas sociais.
Volumes e pérgolas em balanço, em concreto aparente, possibilitam maior continuidade interior-exterior e criam espaços de convívio sombreados.
O pé-direito duplo e o pátio interno contribuem para o maior conforto ambiental, possibilitando insolação adequada e ventilação cruzada.
O pavimento superior abriga os dormitórios que, protegidos por portas-camarão em madeira, possuem ventilação e opacidade controladas.
A suíte principal integra-se a uma sacada com visual para o arroio, emoldurada por uma casca de concreto aparente em balanço.