-
Arquitetos: PAR Arquitectos
- Área: 138 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Ingeniería Bosón, Maderas Lagosil, Wet Proof
Descrição enviada pela equipe de projeto. Observa-se o lugar como uma extensão do lago por estar na sua margem e pela pequena diferença de altura existente em relação a ele. Por isso, a resposta arquitetônica tem como referência o cais que, transversalmente, pousa sobre a água apoiando-se pontualmente. Esta simples ideia de pousar sutilmente sobre o lago dá origem a estratégia projetual.
O partido geral é composto pelo encontro perpendicular de duas volumetrias; uma longitudinal ao lago que aproveita a largura predial máxima, composta por módulos dos recintos privados e outra transversal que se estende, como um galpão de 3.10 m de altura, onde são constituídas as áreas mais públicas com os espaços de estar, jantar/cozinha e terraço/churrasqueira.
É proposta a configuração de um esqueleto estrutural exposto e modular segundo as dimensões das madeiras comerciais em pinos que, mediante variadas possibilidades e combinações de vedações, permite criar novas unidades programáticas interiores e exteriores, segundo as necessidades e recursos do proprietário, gerando assim uma composição unitária de cheios e vazios dentro deste tramado.
O encontro entre o sistema viga-pilar é a ferramenta principal de expressão e imagem do projeto, que é trabalhado por meio do detalhe das carpintarias em uniões e encaixes que conferem ao projeto uma imagem decomposta onde a estrutura se desloca da pele das volumetrias.
A claraboia do eixo longitudinal aparece como um elemento marcante que, por um lado, confere uma aura de luz natural à extensão do corredor e, por outro, atravessa a espacialidade da nave central como uma viga, evidenciando o encontro das diferentes alturas.
Em relação as materialidades, privilegiou-se o uso da madeira como material único, tanto pela economia como pela facilidade na contratação da mão-de-obra local.
A estrutura é feita de pinos. Para o revestimento exterior foram utilizadas tábuas de 1"x4" tratadas com verniz impermeabilizante negro e cinza à prova de umidade. Já nos pisos interiores, foram utilizadas tábuas de 1"x6" vitrificadas e incolores e para o exterior, tábuas de deck 2"x5". Como revestimento para o forro do galpão foram utilizadas placas de madeira compensada de 18 milímetros dispostas sob uma composição com pedras negras e painéis de madeira de pinos com 1"x4" para recintos privados; ambos da Arauco e com tratamento específico.
Originalmente publicado em Janeiro 31, 2017