-
Arquitetos: Johansen Skovsted Arkitekter
- Área: 570 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rasmus Norlander
-
Fabricantes: Leca, Metsa Woods, Polyglas, Superwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma conversão de três estações de bombeamento, originalmente construídas no final dos anos 1960, em conexão com o grande projeto de recuperação de terras onde o rio Skjern foi transposto. Um grande número de problemas ambientais foram associados com este alinhamento do rio, o que fez com que o rio fosse "restaurado" ao curso original em 2002. Desta forma uma vasta e rica área natural reapareceu com muitos visitantes.
As estações de bombeamento originais continham câmaras de água subterrâneas, grandes salas de bombeamento, depósitos e salas de alta tensão. As bombas originais foram retiradas de funcionamento e foi estabelecido um novo tipo, agora estão localizadas nas câmaras de água subterrâneas. Desta forma, a parte superior do edifício não estava mais em uso. Um marco para a nova vida da área foi fornecido com a reconstrução e extensão das partes sobre o solo das três estações de bombeamento, sob a forma de espaços de exposição, pontos de vista interiores e exteriores para olhar sobre a paisagem, salas para diferentes tipos de eventos e um desenho acessível para todos.
Geralmente, as estações de bombeamento originais são detalhadas igualmente, mas diferentes em tamanho e forma. Do mesmo modo, as novas adições às três estações de bombeamento são iguais e diferentes. As extensões e os novos elementos de construção interior são principalmente construções de madeira simples e reiteram as dimensões e o ritmo do concreto presente nas estações originais. Isso cria uma ligação direta entre a estrutura antiga e o novo, enquanto adiciona um novo material e outra textura que é agradável ao toque. Com este pormenor, o revestimento e a estrutura principal tornam-se um, reduzindo a complexidade do edifício, que se reflete no orçamento, bem como na expressão final.
Myhrwold and Rasmussen projetaram as estações de bombeamento originais para que fossem puras em sua materialidade, o relevo vertical das fachadas de concreto remete aos campos arados e os contornos do solo que dirigem o curso do rio. O objetivo do projeto é que todas as partes componham um todo unificado, que desafie o caráter massivo e pesado, realçando uma figura na paisagem, adicionando uma escala humana e material.
O projeto exemplifica como a transformação de uma "herança negativa" pode mediar entre um passado reprimido e a vida contemporânea.