-
Arquitetos: Vigliecca & Associados
- Ano: 2010
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto de urbanização e de habitação social realizado no Jardim Vicentina, periferia da cidade de Osasco, na Grande São Paulo. Este projeto participou do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza em 2014. A área de intervenção era de aproximadamente 95 mil m² e encontrava-se parcialmente urbanizada, grande parte de sua extensão situada em um talvegue. A situação existente era de precariedade, configurada por domicílios autoconstruídos de madeira ou alvenaria, com um ou dois pavimentos, erguidos em áreas de risco de desabamento, inundações e contaminações.
O projeto previa a remoção e remanejamento dos moradores das áreas mais críticas, à beira do córrego, e a implantação de três tipologias diferentes, agrupadas linearmente ao longo do córrego canalizado, definindo duas novas frentes urbanas de cada lado do eixo viário de serviços proposto. Todas as unidades são de dois dormitórios e com área média de 50 m². Optou-se pelo método construtivo bloco cerâmico estrutural aparente, para um melhor desempenho termoacústico e fachadas de pouca manutenção.
O projeto dá continuidade à estrutura urbana existente, gerando novas condições urbanas e criando um novo espaço de referência e espaço viário reconhecível, definido através de novas bordas urbanas. Valoriza o pedestre estabelecendo uma nova escala de espaço público com total ausência de espaços residuais.