- Área: 236 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Kömmlux, Pedras Rossler, Portobello Shop
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto fica localizado em um loteamento novo na cidade de Lajeado, local bastante calmo e com uma linda vista das paisagens e dos morros em seu entorno. Isso foi determinante na escolha do terreno, em que o mais importante era um lugar alto com vista e bem ventilado (devido a altas temperaturas durante o verão na cidade).
Outra questão bem importante foi o tamanho da casa. Queríamos uma casa compacta, sem desperdício de áreas e que o mais importante era a comunicação do espaço de lazer integrado com a parte interna. Sendo assim, a parte interna da casa possui 105,00m², distribuídos nos seguintes ambientes: cozinha, jantar, estar, banheiro social, gabinete, dormitório e suíte principal.
Assim como os dormitórios, a parte social da casa fica totalmente integrada com a área externa através de uma grande cobertura em balanço que é sustentada pela placa de 7,2m revestida com porcelanato que simula aço corten. Esse volume dá toda a privacidade da cozinha ainda contempla na parte frontal uma churrasqueira e na parte de traz área de serviço: lavanderia, gás, canil, chuveiro e depósito.
Ainda tivemos cuidado com a parte ecológica, toda área externa possui sistema de irrigação com aproveitamento da água da chuva coletada pelo telhado verde que é levada até uma cisterna, onde é armazenada e após retorna para ser utilizada nos vasos sanitários e sistema de irrigação da grama.
Outro ponto de destaque foi a fachada principal. Como a casa é relativamente pequena, queríamos que a fachada fosse mais imponente e por isso a opção foi trabalhar com o pé direto alto. A grande janela de pvc tem folhas de correr que chegam a 3m de altura. O volume a esquerda, com entrada independente, é um escritório onde podemos trabalhar e receber clientes.
Trouxemos dos vários veraneios em terras uruguaias as referencias para o projeto, como o concreto aparente e a pedra usada como revestimento misturada com uma arquitetura de traços retos e limpo. De lá também veio o costume e gosto pelas tradicionais parrillas, que reproduzimos através de uma churrasqueira uruguaia em meio à arvores que já existiam no terreno. Ao lado um jardim vertical acomoda plantas e também ervas usadas no preparo de receitas.