Um edifício incluído dentro da cidade
A fachada na avenida representa um importante ponto de inflexão, ainda que esteja integrada aos padrões existentes. A instalação expõe-se como um símbolo de renovação ao mesmo tempo que respeita o equilíbrio do contexto urbano que a rodeia.
Um edifício aberto à cidade
A malha de cobre tecida no projeto se abre como uma cortina para a cidade. Ela se desdobra como um filtro sobre uma fachada totalmente envidraçada. Projeta a instalação ao mesmo tempo que a protege. O jogo resultante da transparência e da luz varia em função da hora do dia e dos horários escolares. A vida útil do edifício reflete e integra-se no animado centro da cidade.
Um edifício repleto de luz
As atividades artísticas requerem luz natural de alta qualidade. A luz sem deslumbramento requer uma abordagem detalhada e específica em cada direção. Os jardins e pátios são peças destacadas, que permitem que a luz suave irradie do fundo atingindo todo o edifício. Todas as oficinas do edifício se beneficiam de uma luz natural frontal completa.
Um edifício obra de arte
Uma escola de arte abre caminho para o pensamento específico, que permite expressar diretamente sua vocação à serviço das disciplinas artísticas.
Favoreceu-se o uso de materiais que expressassem fortemente esta particularidade:
- Cobre, por suas qualidades intrínsecas do material ao natural, isto é, brilho e luminosidade, além de sua excepcional longevidade que faz com que ele seja o rei dos materiais utilizados nos maiores monumentos públicos;
- A convergência entre escultura, pintura, gravura e arquitetura é um dos materiais que melhor reflete a ambição artística do projeto arquitetônico;
- O molde de concreto completa o olhar mineral do projeto. Sua aparência texturizada contrasta com a imagem de um baixo-relevo com o cobre liso da pátina;
- As plantas completam a composição das matérias primas. Artes de jardim, pátios e coberturas plantadas com grama e uma parede verde, fazem da vegetação um elemento dominante e visível em todo o projeto.
Programas de diversidade em casas
O projeto reúne em uma única estrutura uma escola de artes e 25 apartamentos. Não se trata de dois edifícios separados, mas sim de um projeto composto por dois programas desenvolvidos com a mesma ambição e inventividade de renovação para o coração da cidade. Os apartamentos são como casas localizadas na cobertura e oferecem uma resposta arquitetônica única adaptada às necessidades de uma nova forma de viver no centro da cidade.