- Ano: 2014
-
Fotografias:Jim Simmons, Alise O’Brien
-
Fabricantes: ASC Steel, Atlas Schindler, Clark Pacific, Construction Specialties
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo estádio de 69.000 lugares, do San Francisco 49ers, é um destino de esportes e entretenimento que pode acomodar uma grande variedade de eventos, como o Super Bowl, a Major League Soccer e concertos, bem como reuniões relacionadas ao adjacente Centro de Convenções de Santa Clara.
O projeto do estádio engloba uma abordagem progressiva do design urbano sustentável. A localização do estádio aproveita o acesso aos transportes públicos, uma estação ACE Commuter Line adjacente e conta com a infraestrutura de um estacionamento existente para evitar a despesa de construção dessa estrutura.
O estreito terreno permitiu que a equipe de projeto colocasse a fachada frontal do edifício no limite das ruas circundantes, criando uma arcada urbana com varejo e lojas. Esta parte interliga o Centro de Convenções, dois hotéis existentes e outros edifícios cívicos ao estádio e bairros residenciais nas proximidades.
Além do telhado verde, um sistema de economia de energia geotérmica, um sistema de água reutilizada e painéis fotovoltaicos são projetados para tornar o estádio o primeiro edifício desse gênero eficiente energeticamente. É o primeiro estádio da NFL a obter a Certificação LEED Gold.
Arquitetonicamente, o estádio é inspirado pelo desenho de um anfiteatro romano com uma torre de cinco andares contendo camarotes, clubes, caixa de imprensa e um telhado verde acessível como um palco. A torre é flanqueada por duas grandes praças abertas de onde os fãs "escalam" até seus assentos com vistas espetaculares para as colinas e os vales circunvizinhos.
O pátio principal é organizado com concessões e os banheiros no centro dividem espaço em dois: um com vistas para o campo e o outro com vistas para as colinas. Projetado para tirar proveito do clima subtropical mediterrâneo não há quase nenhum envoltório nas fachadas norte, sul e leste. À noite, a estrutura praticamente desaparece e o edifício é animado por pessoas que atravessam os pátios e escadas.
O vocabulário arquitetônico do edifício é definido pela expressão de sua estrutura. As treliças de aço, colunas, cabos e chapas brancas criam uma rede clara que define espaços - decks, escadas e rampas. A estrutura inovadora dobra o espaçamento entre os pilares através de finos cabos que fornecem o reforço estrutural e sísmico necessário.
Os espaços abertos fazem com as colinas circundantes e o céu participem da experiência e proporcionem caminhos generosos e agradáveis. Essa estrutura flexível também permite que os sistemas de apoio sejam definidos independentemente e atualizados à medida que as tecnologias evoluem, uma metáfora da inovação constante, representada pelo Vale do Silício.