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Arquitetos: WORKac
- Área: 1300 m²
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Fotografias:Bruce Damonte
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Fabricantes: Hansgrohe, AXOR, Best Range Hoods, Bisazza, Bosch, Da Vinci, Desu Design, Duravit, EDM, ELEVATE, Franke, GreenGrid, MTI, Metalline, Moroso, Viking Range, Virtual Service, Zucchetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este empreendimento residencial consiste em uma completa reforma e nova construção por trás de uma das fachadas de ferro fundido mais belas e antigas de Nova Iorque. Este projeto exigiu uma aproximação cuidadosa ao misturar a arquitetura contemporânea com a preservação histórica. A Comissão de Monumentos da Cidade de Nova Iorque requisitou que qualquer ação na cobertura fosse invisível. O edifício, no entanto, encontra-se em uma esquina muito visível com um edifício baixo de dois pavimentos no outro lado da rua, o que significava que a cobertura do edifício que receberia o projeto era visível de uma distância de quase três quarteirões de distância.
Traçando o cone de visão a partir do ponto mais distante a partir do qual o edifício é visível, WORKac utilizou três projeções na cobertura para demarcar a maior parte de uma adição: a frente triangular do histórico edifício Carey ao lado, a frente circular e um anteparo abandonado de elevador na parte superior do edifício. A "sombra" criada por estas três projeções criou uma área considerável para a adição e a oportunidade de uma forma angulada diferenciada para a nova cobertura. O resultado é uma forma escultural que é - ao mesmo tempo - completamente invisível da rua.
Para os interiores do apartamento e para a área pública, WORKac criou espaços que combinam elementos e sistemas inspirados na natureza com novas ideias sobre a vida urbana. Desde a parede de mosaicos verdes na entrada, até generosos plantadores e varandas nos segundo, sexto e sétimo pavimentos, as conexões com o exterior se destacam. Dentro de cada apartamento, cria-se um "terceiro espaço" entre dormitórios e espaços habitáveis na parte superior do volume, que contém uma área de armazenamento e banheiros. Com menos de 1,20 metros de altura, o "apartamento bonsai" foi equipado com futons, áreas de estar, e um jardim sobre a cozinha. Sua característica principal é um jardim de samambaias conectado ao chuveiro principal abaixo. O vapor do chuveiro fica contido nas paredes do jardim e rega as plantas.
A cobertura combina espaços de dormir e uma sala de família no antigo quinto andar do edifício a novos espaços de entretenimento e jantar sob o novo telhado no sexto andar. Uma varanda isolada foi fundida por trás da frente com vistas ao edifício Woolworth. O anteparo de elevador antigo foi reutilizado para uma banheira de hidromassagem. A altura proporcionada pelo ângulo formado pelo cone de visão permite criar um mezanino posteiror com vistas para o centro e para a Torre da Liberdade.
A fachada de 1857 foi completamente restaurada. A nova cor de carvão escolhida pela WORKac refere-se a história do edifício ao ser pintado com um tom escuro em contraste com seus vizinhos de cores mais claras. Como todos os edifícios com pilares com capitéis perderam-se na história, WORKac, em colaboração com o artista Michael Hansmeyer, criou novas versões dessa tradição. Hansmeyer criou um padrão digital que permitiu que os elementos florais clássicos da ordem coríntia "crescessem" segundo uma relação fractal, o que gera como resultado um novo desenho que segue as antigas proporções, mas se compõe de formas claramente novas e idiossincrasias. Assim como a adição na cobertura, estes capitéis a primeira vista parecem absolutamente ordinários. É apenas por meio de uma análise mais aproximada que a cautelosa inserção estratégica do desenho contemporâneo torna-se evidente .