- Área: 144 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Koichi Torimura
-
Fabricantes: Aica, Central Glass, Lixil Corporation, TSUKIBOSHI
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em Kamakura, uma antiga cidade do Japão. A casa Y é uma casa para um casal e seus três filhos.
Os arredores são caracterizados por casas baixas com telhados duas águas construídas em alta densidade com vegetação exuberante, ruas estreitas com cercas e paredes argilosas. A casa Y é considerada como um espaço contínuo a este contexto, com uma estrutura em forma de árvore.
As colunas diagonais estão atadas na parte inferior e alcançam a estrutura do telhado em sua parte superior. No térreo, estas colunas aparecem como um tronco de árvore, abrindo o espaço e criando uma continuidade com o jardim. Em contraste, no primeiro pavimento, se dispersam e você pode se sentir rodeado por árvores. Artigos diários são inseridos e armazenados entre estas colunas, que definem gradualmente o espaço pessoal para cada membro da família.
Consideramos a casa Y como um caso de estudo, uma aplicação de um sistema mais geral que as colunas e sua densidade definem o espaço. No entanto, em contraste com os modelos da arquitetura moderna que são mais universais em todas as direções, este sistema persegue uma arquitetura que se mistura e responde ao contexto ambiental.