- Área: 450 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Manson Images
Descrição enviada pela equipe de projeto. O galpão de empacotamento dos anos 20 é o único edifício que resta da fábrica de leite condensado da Nestlé, um importante centro da vida econômica e social de Toogoolawah. No entanto, em 1951 a fábrica foi destruída pelo fogo em 1951. O início do projeto de galeria de arte e oficina começou em 2012 com um impulso de base da comunidade. A exposição inaugural, em dezembro de 2015, contou com a participação de 31 artistas locais e uma exposição do Toogoolawah and Districts History Group, posicionando o edifício como um catalisador para a vida cultural da região.
Fundamentalmente, o projeto foi concebido para preservar o edifício e suas qualidades arquitetônicas como encontradas, ao invés de tentar restaurá-lo a uma condição original. Os painéis foram removidos para instalar o isolamento, e uma pele estrutural isolada foi colocada sobre o telhado existente, deixando o interior do teto exposto, piso de concreto manchado e paredes, em grande parte, inalteradas. O colapso do terço ocidental do edifício devido ao dano da térmita forneceu uma oportunidade de recompor esta elevação, subvertendo a simetria do frontão, e criando um contraste à entrada oriental.
A nova extremidade ocidental também desempenha um importante papel estrutural, contém as amenidades, e disfarça a localização da instalação de ar-condicionado dentro da seção de construção existente. Onde o edifício existente permaneceu, os quadros meteorológicos foram pintados em sua cor vermelha original do óxido. As paredes novas são diferenciadas com um vermelho mais escuro e complementadas com uma combinação de rosa, vermelhos e marrons para elementos de detalhe.
De perto, esta paleta complexa produz um efeito vibrante e torna legível a história do edifício. De longe, o projeto restabelece a forma original do edifício, e é percebido como um simples galpão vermelho na paisagem. Embora usado principalmente como uma galeria de arte, o interior é planejado para a flexibilidade e vários usos simultâneos. O projeto também aproveita os terraços exteriores existentes (restos de outros edifícios da fábrica) que ampliam o potencial do edifício para eventos públicos e funções privadas. Novos elementos de concreto oferecem proteção e fuga em casos de incêndio. Além de tudo, os espaços externos podem ser utilizados para concertos.