- Área: 21700 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ivan Brodey, Studentsamskipnaden og MDH arkitekter , Tomas Bekkavik
-
Fabricantes: Rothoblaas, Kebony, ROCKWOOL, Stora Enso
Descrição enviada pela equipe de projeto. As torres são uma parte de um plano diretor que densifica uma vila estudantil existente em Trondheim, Noruega. O projeto utiliza o local de um antigo estacionamento para criar um novo coração para a vila estudantil com unidades habitacionais, jardim de infância, mercearia e atividades esportivas. Todos os edifícios são planejados em madeira laminada transversal (CLT).
CLT- construção
Na proposta original para o concurso, as torres foram projetadas utilizando métodos de construção convencionais; Uma estrutura de aço e concreto com um revestimento de tijolos. Este último, escolhido a fim de harmonizar com moradia estudantil existente feita com fachadas de tijolo vermelho. Para atender aos ambiciosos objetivos de energia e clima do projeto, a equipe pesquisou a possibilidade de transformar a estruturas em madeira laminada (CLT). As torres, com seus espaçamentos relativamente curtos e volumes em forma de Y, eram, de muitas maneiras, estaticamente ótimas para a construção em CLT.
As cinco torres são edifícios altos de 9 pavimentos com uma altura de 28 metros. Os níveis do subsolo e piso térreo foram feitos em concreto armado in-situ. Do primeiro ao 9º pavimento, toda a estrutura é composta por elementos pré-fabricados CLT. Eixos de elevador e escadas também são construídos em CLT. As paredes internas e externas são estruturais.
A abordagem da construção com CLT era aproveitar a superfície acabada dos elementos e expor o máximo possível do sistema, desenvolvendo um conceito de detalhamento robusto e honesto. As juntas dos elementos estruturais são reveladas como parte da estética do interior.
Foi realizado um teste de incêndio em escala completa para estabelecer uma melhor base de informação para dimensionamento de incêndio e capacidade de aspersão. Placas de gesso e isolamentos são utilizados em algumas das coberturas e paredes para obter estruturas em conformidade com os regulamentos contra incêndio e som. Algumas das paredes estruturais, por exemplo, no interior das escadas, são pintadas com verniz para proteção contra o fogo que permite a exposição da superfície de madeira.
Fachada
Como as estruturas de madeira usuais, as estruturas de madeira CLT têm as características de encolhimento na direção tangencial e radial. O sistema de revestimento de fachadas das torres é concebido para conferir uma característica que pode absorver o encolhimento dos elementos do pavimento sem criar tensões no revestimento. As fachadas são revestidas com painéis de madeira de pinho tratados com Kebony, um produto sustentável, ambientalmente processado com um líquido de base orgânica. O revestimento Kebony no piso térreo é tratado com verniz anti-incêndio, enquanto o resto da fachada Kebony é deixada sem tratamento.
O projeto é construído com padrões de energia passiva da casa. A utilização da CLT reduziu a produção de CO2 em materiais de construção em 57% em comparação com os métodos tradicionais de construção. As estruturas são aquecidas e refrigeradas com energia geotérmica.
O projeto foi nomeado para o Prêmio Mies van der Rohe 2017.