-
Arquitetos: Lundgaard & Tranberg Architects
- Área: 17430 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jens Lindhe
-
Fabricantes: ACO Drainage, Norisol, UNICON
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cais de Kvæsthus é um planejamento detalhado para promover os espaços urbanos em torno do Teatro Dinamarquês Real, da ponta do cais e por toda a promenade de Nyhavn.
O projeto consiste num estacionamento subterrâneo em 3 níveis, na conversão do cais de Kvæsthus num espaço urbano multifuncional e no processamento das margens do cais em direção ao porto em toda a área.
A grande praça no cais é uma área coerente em todo o seu comprimento. É revestida com concreto ranhurado escuro, íngreme - desce na direção norte -, e desaparece sob o nível da água.
A praça é equipada com pavilhões menores, contendo um café, bilheteria para os passeios do porto, entrada para o estacionamento, brinquedos ao ar livre, concertos e outros tipos de função. Além disso, a praça é arranjada com a possibilidade de instalar telas grandes, instalações provisórias e possui a infraestrutura adequada para vários esportes.
O porto em si é acessível através de escadas e molhes em vários locais. "As escadas que se beijam", no cais interno da praça de Sankt Anne, é uma construção de madeira tão larga quanto a doca, capaz de absorver água da chuva para evitar enchentes na área urbana.
O estacionamento alivia as ruas na área e estabelece novos padrões para o estacionamento subterrâneo com seu pé-direito alto, transparência e luz do dia alcançando todos os três níveis através de um grande átrio, ligando a instalação com o espaço urbano acima.
O projeto baseia-se na experiência adquirida do 'Ofelia Beach' - um experimento onde o local foi temporariamente decorado e utilizado para diversos fins no espaço urbano durante o verão. O experimento foi realizado durante um período de três anos para testar e desenvolver a ideia de criar um espaço urbano inovador - e foi um enorme sucesso.