- Área: 71 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Greenfield, Hamburgo Container, NovaMulti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto contempla a sede da SEIVA Treinamento Físico. Um novo conceito de treinamento personalizado ao ar livre necessitava de um espaço condizente com sua proposta. Para tanto, containers em desuso, foram assentados em um terreno e complementados com uma edificação. O projeto deveria corroborar com o conceito de aproximar os alunos de um estilo de uma vida mais saudável.
Terreno e Contexto
A escolha do local para formar a sede da ‘’Comunidade em Movimento’’ foi prioritariamente definida pela inserção em um bairro residencial com vocação mista. O terreno é um oásis urbano, já que em suas adjacências, ainda há não ocupados e são moradas de pássaros. Para o fechamento lateral, um dos containers foi assentado no limite do terreno e serve de barreira para os ventos oriundos do sul, que no estado são intensos. Os outros dois containers, um de 12m e outro de 6m (resultado da divisão de um de 12m), foram locados ao fundo do terreno, configurando a área de treinos. Esta, fora tratada com grama sintética e natural. Dutos subterrâneos fazem a drenagem pluvial e armazenam esta água em um reservatório inferior, que ao ser acionado, eleva para o superior para o posterior reaproveitamento nas bacias sanitárias, horta e paisagismo.
Um muro existente foi mantido e adotado para a horta orgânica que abastece os alunos e professores. Complementar ao container frontal, um deck de madeira é o local que estimula a socialização e contemplação.
Intenções do projeto
Os desafios arquitetônicos e da comunicação visual: aproximar os usuários dos valores e princípios da marca, através da experiência sensorial. E, ao mesmo tempo ser: tranquila e estimulante; silenciosa e sociável; natural e urbana e suficientemente atraente a fim de ser ponto de encontros.
Conceito
Ser essencialmente livre como containers em deslocamento, sem amarras. Ser a energia vital na vida das pessoas tal qual a seiva nas plantas. Pela pureza e simplicidade acolher as pessoas para uma vida mais saudável.
Descrição do projeto
As áreas internas incluem uma recepção com boutique e uma pequena copa, vestiários no volume anexo, sala de treinamento indoor e a sala de avaliação. Externamente tem-se a área de treinamento, deck, estacionamento de veículos, bicicletas e a horta. A área externa de 180m² é utilizada com possibilidade de extensão para a cidade, um dos princípios da Seiva.
Estrutura e Material
A definição da materialidade seguiu o principio da simplicidade. Containers revestidos internamente com compensado naval e pinus de reflorestamento, cobertura com telha ecológica e proteção térmica com fibra de vidro. As instalações elétricas são aparentes, reforçando o aspecto estético da autenticidade industrial. Os vestiários, no único volume construído e que gerou o mínimo de resíduos, fora executado com blocos de concreto estrutural, vazados em alguns pontos para a ventilação natural.
Identidade Visual
A marca da Seiva foi concebida pelo escritório Maena Design Conecta de Porto Alegre, que através de exercícios de empatia com os criadores da Seiva e como com quem busca seus serviços, propôs o naming e posteriormente desenvolveu seu design e suas aplicações