- Área: 1700 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Yohan Zerdoun
-
Fabricantes: Alufassade, Bisotherm, Innenputz, Mauerstein, Putzfassade, Roth Edelputze, Schüko, Sorba, Warema
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um concurso de projetos foi iniciado a partir de obras de drenagem municipal no ano de 2013 com o objetivo de determinar um arquiteto para desenhar o novo laboratório e o edifício de escritórios do instituto de saneamento. O projeto de kister scheithauer gross (ksg) responde ao entorno diferenciado das obras com um volume separado e geométrico, que explora de forma satisfatória o lote triangular. Os arquitetos foram encarregados por sua implementação. "O edifício de um pavimento com uma estrutura de cobertura circular que abriga os serviços toma a forma dos edifícios técnicos e faz honras a sua função e ao seu efeito simbólico como um edifício técnico proeminente", explica o autor do projeto, Johannes Kister.
O edifício totalmente envolto por uma fachada curva se assemelha melhor a um contêiner de metal e, portanto, mistura-se harmoniosamente com seu entorno. A fachada reduz a escada do edifício sem distanciar-se e sem a necessidade de ter as características de um exemplo típico da arquitetura industrial. O novo edifício deriva sua identidade de sua própria materialidade e desenho de fachada ornamental, que desperta associações muito diferentes. É uma tela oriental? Não, parece o jogo Tetris. Ou ainda um cartão de perfuração Hollerith. "Durante a concepção da fachada, pensei na típica característica da peneira, que também conecto com a análise e investigação principais, os procedimentos reais em um laboratório.", disse Kister. O que há por trás? O que há dentro? Transferimos o jogo com a curiosidade de um químico ao desenho. A partir do exterior, o expectador apenas vê partes, ou componentes do todo. Além da ideia criativa, a fachada montada na parte frontal também atua como dispositivo de sombreamento e consegue harmonizar o desenho dos diversos tamanhos e arranjos de janelas nas áreas social, de escritórios e de laboratório. Não existe "lado posterior feio", e os funcionários dentro do edifício podem desfrutar de emocionantes vistas aos arredores.
Do ponto de vista funcional e construtivo, o edifício se divide em duas partes: uma área inferior com uma parede de uma só folha construída de blocos de pedra-pomes, que proporciona um alto isolamento térmico, e uma cobertura de concreto armado, bem como um hall mais alto construído de elementos prevaricados de concreto com cobertura de chapa trapezoidal. A parte mais alta, que proporciona mais da metade da superfície do solo, aloja o grande laboratório analítico com modernas instalações de laboratório. Diferentemente dos laboratórios convencionais, esse tipo de laboratório impressiona com distancias curtas para caminhar e um alto nível de transparência. De fato a função do edifício - um laboratório analítico altamente tecnológico para o centro de águas residuais -, e a forma triangular do terreno, não parecem compatíveis à primeira vista. Porém, com o conceito inovador de dispor as bancadas do laboratório em fileiras, o projeto pôde romper a divisão interna típica de um laboratório e, em um segundo momento, gerar maior flexibilidade, tanto em termos de zoneamento, quanto na forma básica do edifício. No final, isso conduziu a um novo edifício que, devido a sua forma estética, sua fachada excepcional, e aos ótimos procedimentos de trabalho no interior, já se encontra entre os projeto piloto na construção de laboratórios. O edifício foi inaugurado oficialmente no dia 7 de Outubro de 2016, após um período de construção de aproximadamente 14 meses.