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Arquitetos: Woods Bagot
- Área: 3000 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Peter Bennetts
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Fabricantes: Capral, Gerflor, Interface, Stone Outdoors
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Campus da Escola para Meninas Ruyton foi recentemente inaugurado em Kew, subúrbio de Melbourne, Austrália.
A nova escola transforma o terreno em uma oferta dinâmica para estudante e funcionários.
O projeto adota uma nova abordagem nos ambientes de aprendizado, ao invés das carteiras alinhadas em filas e um professor na frente, aqui está um modelo que prioriza a luz natural, o mobiliário flexível e o ensino auxiliado pela tecnologia e aprendizado personalizado e flexível centrado no aluno.
Este modelo prioriza a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico como componentes essenciais do aprendizado.
A transformação do espaço permitiu flexibilidade nas opções de configuração do mobiliário dispostos em grandes lajes dando suporte a uma abordagem em direção ao aprendizado na era digital e empoderando estudantes em ambientes de ensino formais e informais.
O projeto traz a agenda social para os interiores, com uma variedade de zonas que incluem espaços de estar espalhados no programa.
Com sua forma fluida e orgânica, a escola sutilmente responde ao edifício histórico Casa Henty, construído em 1872, localizado no pátio central anexo ao novo edifício.
Compreende quatro pavimentos que incluem um subsolo, o novo edifício está localizado no centro do campus. A entrada foi posicionada na fachada oeste, enquanto que a metragem no térreo foi reduzida para garantir que o uso dos jardins seja maximizado pelos estudantes.
Uma forma estrutural complexa, existem duas alas neste volume. A circulação foi desenhada para ser fluida, com o espaço de circulação central destacado por cortinas de vidro que trazem o fluxo do espaço de intervalo do pátio principal e o conecta com as quadras de tênis à leste do edifício.
Paredes e detalhes em madeira, pisos de pedra azul e carpetes feitos com redes de pesca recicladas criam um acabamento estético refinado. A paleta de cores foi intencionalmente reduzida, com as salas de aula que acrescentam tons de azuis que combinam com as cores da escola.
A intersecção de novos jardins e o teatro externo foi um movimento importante para promover a agenda social da escola, alinhados pelas diretrizes original do campus.
A área do palco do teatro foi gentilmente esculpida da fachada do edifício e conta com revestimento em madeira. O espaço abriga uma infinidade de funções incluindo espaço suficiente para a banda da escola, além de espaço para desfrutar da sombra.
"Queríamos proporcionar mais alguma coisa para o pátio central continuar como pólo social do campus", disse um dos arquitetos.
"Trabalhando com uma paleta simples de materiais de tons neutros, o uniforme azul das meninas traz vida aos espaços."
A estrutura personifica uma suavidade em sua forma e materialidade. Aqui, o pavimento de pedra utilizado no piso também ocupa área da fachada, em uma aplicação vertical.
Embora fatores como a luz solar tenham representado um desafio para a equipe de projeto, mostrando imperfeições e desalinhamento dos pavers normalmente não visíveis em uma aplicação horizontal, Woods Bagot trabalhou com o fabricante do produto para refinar e aperfeiçoar seu uso na fachada, resultando em um resultado extremamente satisfatório para o cliente.
A diretoria da escola atesta que o novo centro abraça o aprendizado focado no futuro através da variedade de instalações voltadas para seus alunos.
É um importante núcleo de aprendizado para a comunidade de Ruyron. Este trabalho permitiu que os arquitetos desenvolvessem suas habilidades relacionadas ao aprendizado e ensino, arquitetura e projeto juntos em um edifício que proporciona espaços fluidos e flexíveis para seus usuários.
O novo edifício é a base para alunos entre as idades de 12 a 14, e incorpora as novas instalações de ciências da escola, um espaço multiuso dedicado e um estúdio de teatro.