- Área: 9000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Trevor Mein
-
Fabricantes: Architectural Cladding Australia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este conjunto conta com 137 apartamentos dispostos em quatro volumes localizados na esquina das ruas da Capela e Queensberrt ao norte de Melbourne.
O ponto inicial partiu das várias coberturas pontiagudas dos edifícios fabris da vizinhança, uma área composta inicialmente de edifícios baixos e com coberturas esculturais e que ofereceram a oportunidade de criar um projeto que pareceu esculpido na quadra em 4 edifícios independentes com estética industrial.
Juntamente com Cbus Property, uma empreiteira destinada a empreendimentos residenciais de luxo, os arquitetos conceberam um conjunto de edifícios individuais para criar uma ambiência de vilarejo que conta com vias exclusivas de pedestres e um pátio central.
Com a utilização de materiais crus e terrosos, a individualidade de cada edifício é expressa com revestimentos metálicos e de zinco, produzindo uma estética industrial leve e clara, com um forte apelo contemporâneo.
Cada apartamento possui um nível de intimidade e privacidade como resultado da divisão do terreno em quatro edifícios.
Elementos e detalhes cuidadosamente selecionados compondo as paredes, revestimentos e janelas que proporcionam uma escala humana sensitiva para habitações residenciais.
Intimidade e privacidade é frequentemente ignorada em projetos de apartamentos comuns, mas ao esculpir a massa do edifício incentiva a boa ventilação cruzada assim como a abundância de luz natural.
Tetos de concreto aparente complementam os pisos em madeira, enquanto que a cozinha e áreas de estar abertas permitem grande flexibilidade. Os acabamentos utilizados nas varandas de cada apartamento estendem a área de estar, borrando a linha divisória entre interiores e exteriores.
A marcenaria embutida assegura uma estética contemporânea, enquanto que os materiais refinados e a paleta de cores que compõem com o concreto aparente e as cerâmicas de porcelana criam um pano de fundo simples para acessórios de banheiros sob medida.
As janelas e varandas são expressas como uma série de aberturas pontuadas dentro de cada apartamento e trabalham para proporcionar vistas emolduradas em direção à cidade de Melbourne.
Ao experimentar sobre arquétipo arquitetônico da área, o conjunto apresenta uma série de caminhos de pedestres que garantem sua permeabilidade.
"Dentro deste empreendimento fomos capazes de dividir as formas construídas para criar um ambiente mais próximo da escala humana, focada na comunidade e conexão com a natureza," segundo Peter Miglis.
Um pátio inspirado no estilo europeu no térreo cria um espaço privado e protegido para os residentes o ano todo, enquanto que as varandas proporcionam uma extensão da sala de estar dos apartamentos com vistas para a cidade.